Notícias

Ascom TJPE busca maior aproximação com a sociedade

Arte mostrando pessoas trabalhando na área de Comunicação

Com o objetivo de estar cada vez mais acessível à população, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) investe na comunicação como uma importante ferramenta para se aproximar de cidadãos, divulgando os serviços disponíveis e levando informação sobre o funcionamento do Judiciário. Para tornar possível essa conexão, a equipe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom TJPE) exerce um papel fundamental na construção de uma ponte entre o Judiciário e a sociedade.

Todos os dias, temas relacionados à Justiça pernambucana são divulgados em matérias publicadas na mídia de todo o Brasil, com informações sobre as ações desenvolvidas e os casos de grande repercussão social, representando uma prestação de contas para a população acerca do trabalho desenvolvido.

O TJPE busca estar sempre presente em veículos de imprensa com a publicação de matérias e entrevistas em TVs, rádios, blogs, sites de notícias e jornais de grande circulação local e nacional.

No ano de 2022, foram publicadas 757 matérias no portal do TJPE e, na mídia exterior, houve a veiculação de 11.019 notícias. Destas, 8.587 foram consideradas positivas (77,9%) e 2.123 consideradas como neutras (19,3%).

Em contrapartida, as pessoas também se conectam ao Judiciário pernambucano em busca de informações e serviços. Com a produção de campanhas informativas direcionadas às redes sociais, atualmente temos cerca de 90 mil seguidores no Instagram, Twitter e Facebook.

Para este ano, a partir de proposta do Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Pernambuco (Cijuspe), a Assessoria de Comunicação vai lançar o projeto Direto ao Direito, em que temas ligados ao Direito e ao Poder Judiciário serão apresentados à população. O intuito é familiarizar as pessoas com assuntos como violência doméstica, pensão alimentícia, divórcio e guarda de filhos, questões que envolvem infância e juventude, inadimplência e direito do consumidor, audiência de custódia, entre outros.

Dentre as ações desenvolvidas, o projeto vai trazer a proposta do “Explicando o Juridiquês”, onde os principais termos utilizados na linguagem jurídica serão traduzidos para uma linguagem acessível. O conteúdo será disponibilizado por meio de vídeos curtos e dinâmicos produzidos pelo Núcleo Audiovisual da Ascom para as redes sociais do TJPE.

Além disso, em 2023, será lançado o Manual de Identidade Visual do TJPE, elaborado para padronizar e demonstrar o uso adequado dos elementos do sistema de identidade visual da instituição.

Mas você conhece o trabalho realizado pela Ascom TJPE?

A Ascom TJPE é a Unidade responsável por produzir e divulgar os assuntos relacionados às atividades e serviços prestados pelo Tribunal.

Quando você fica sabendo pela TV de casos de grande repercussão relacionados a processos judiciais, ou toma conhecimento deles por meio de jornais impressos, rádios e sites de notícias, essas informações, de forma geral, são transmitidas e confirmadas aos veículos de comunicação através do Núcleo de Imprensa.

Esse setor também é responsável pela divulgação na mídia dos serviços prestados pelo Judiciário e por fazer chegar ao conhecimento da população importantes decisões judiciais de interesse coletivo, em uma linguagem simplificada e ao alcance de todos. Além disso, as matérias produzidas pelo Núcleo também podem ser encontradas em sites jurídicos, como o do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Consultor Jurídico (Conjur) e do próprio TJPE.

No âmbito interno, a produção de notícias, avisos e material de divulgação de eventos e campanhas mantém os integrantes do Judiciário estadual informados. Em 2022, foram publicados 268 textos e 201 avisos na intranet do Tribunal, além da produção de banners, envio de e-mails marketings e cards de WhatsApp para manter os integrantes servidores e magistrados informados. Também foram realizadas campanhas para o público interno como a da Central de Serviços TIC, buscando orientar e tirar dúvidas sobre os atendimentos realizados pelo setor.

Se você prefere acompanhar as notícias do Judiciário por meio das redes sociais, nossas informações estão disponíveis nos perfis oficiais do Tribunal (veja no fim deste texto). No Instagram, mais de 56 mil pessoas estão conectadas ao TJPE, tendo a plataforma um acréscimo de 9 mil seguidores somente no último ano. No Twitter e no Facebook, já são mais de 34 mil seguidores nas duas redes sociais.

Para gerenciar toda essa movimentação, o Núcleo de Comunicação Virtual, além de aprovar e publicar o conteúdo produzido, é responsável por medir os principais indicadores de desempenho de cada rede, garantindo que a informação chegue de forma efetiva à maior quantidade de pessoas. Com o acompanhamento dos temas mais relevantes para os usuários e a partir da interação com o público, a Ascom TJPE desenvolve e aprofunda os assuntos mais importantes para a população.

E para que a informação seja transmitida de uma forma clara e objetiva, é preciso adaptar o formato e a linguagem das mensagens. Para isso, o conteúdo publicado nas redes sociais e nas campanhas desenvolvidas pelo TJPE é produzido pela equipe do Núcleo de Publicidade e Design, que funciona como uma agência de publicidade dentro da instituição. Profissionais com formação na área são responsáveis pela execução de todos os projetos gráficos do TJPE, incluindo materiais impressos como cartazes, banners folders, panfletos, cartões, jornais, relatórios e revistas.

Para o meio virtual, são elaboradas as postagens que irão para as redes sociais, além dos projetos gráficos para o site do TJPE.

No ano de 2022 foram desenvolvidas 89 campanhas publicitárias para a divulgação de serviços e eventos do Tribunal, além de importantes datas comemorativas. O Programa de Entrega Responsável, a Campanha de Combate ao Assédio e à Discriminação no Judiciário e a Campanha de Prevenção à Violência Contra a Mulher são alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos pela equipe.

O TJPE também investe em produções em vídeo por meio do Núcleo Audiovisual, que busca abordar pontos de grande relevância social, como iniciativas de combate à violência contra a mulher; ações de conciliação e cidadania; e os assuntos presentes no cotidiano do Tribunal.

A equipe também é responsável pela transmissão de eventos e sessões ao vivo nas redes sociais do Tribunal, consistindo em uma solução inovadora para oferecer às pessoas a oportunidade de participar e conhecer as atividades. O Núcleo Audiovisual também transmitiu ao vivo diversas solenidades no ano passado, sobretudo aquelas relacionadas aos 200 anos do TJPE.

Atrelado a tudo isso, profissionais do setor administrativo são responsáveis por administrar a engrenagem que movimenta todo o trabalho da equipe, cuidando de contratos, processos de licitações e da logística que faz com que as ações possam se desenvolver.

 

Quer falar com a Ascom do TJPE? Abaixo, todos os nossos contatos. Conte com a gente.

Contatos:

Assessoria de Comunicação Social do TJPE

Endereço: Fórum Thomaz de Aquino (5º andar)
Expediente: Das 7h às 19h
SIte: www.tjpe.jus.br
Telefone: (81) 3182-0768

Imprensa

Telefones: (81) 3182-0777
E-mail: ascom@tjpe.jus.br e ascom.tjpe@gmail.com

Publicidade

Telefone: (81) 3182-0648 /0796
E-mail: ascom.publicidade@tjpe.jus.br

Virtual - Site e redes sociais

Telefone: (81) 3182-0663
E-mail: ascom.midia@tjpe.jus.br 

Audiovisual
Telefone: (81) 3182-0623
E-mail: ascom.audiovisual@tjpe.jus.br

Ascom TJPE nas redes sociais: www.tjpe.jus.br/comunicacao/redesocial

..................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Imagem: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE