Notícias

TJPE lança Portal da Memória e 13ª edição da Revista Documentação e Memória

Imagem da capa da revista Documental e Memorial
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lançou, no último dia 13 de agosto, o Portal da Memória, como parte das comemorações aos 200 anos de sua instalação. O site reúne informações e conteúdos produzidos pelos órgãos de Memória do TJPE, Memorial da Justiça, Arquivo Geral, Biblioteca da Escola Judicial (Esmape), Biblioteca do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), Comissões de Gestão e Preservação da Memória e de Gestão Documental.

No Portal é possível acessar informações agregadas e compiladas sobre a história do Judiciário pernambucano, imagens e vídeos relacionados ao Tribunal, repositórios, normativos vigentes sobre áreas específicas. Também estão disponíveis programas, projetos, exposições, contatos das redes sociais, resumos e documentos de eventos e notícias publicadas pela Assessoria de Comunicação (Ascom/TJPE), entre outros recursos.

A gestora do Memorial da Justiça, Mônica Pádua, destaca que o site permite simplificar as pesquisas, por reunir o conteúdo de interesse do público. “Com o Portal da Memória o usuário terá, em um só lugar, todas as informações referentes à Memória do Judiciário de Pernambuco, atuando assim como um facilitador na busca de informações pelos interessados”, ressalta.

Por ocasião do aniversário, também foi lançada a 13ª edição da Revista Documentação e Memória, produzida pelo Memorial da Justiça do TJPE. Publicada anualmente em formato virtual, a revista tem o objetivo de guardar, preservar, divulgar e disponibilizar a documentação histórica produzida no âmbito do Poder Judiciário pernambucano.

Esta edição traz oito artigos científicos abordando temas como “As Correntes de Pensamento Jurídico no período de formação da Escola do Recife no final dos anos oitocentos” e “Os Desafios da Transição para o Processo Judicial Eletrônico em Relação à Segurança Arquivística”.

“Com relação à Revista Documentação e Memória, o seu novo número traz vários artigos selecionados no III Fórum de História e Direito que abordam conteúdos inéditos sobre vários temas interessantes para os leitores e marca a data do aniversário de 200 anos do TJPE com a sua 13º edição”, declara Mônica Pádua. A gestora também anuncia uma nova edição para ser lançada ainda em 2022. “A Revista está aberta para receber novos artigos para seu número de 2023 e terá mais uma edição este ano, em dezembro”.

Normativa - Em 10 de agosto de 2021 foi publicada a Resolução nº 435-TJPE, na qual ficou estabelecido que o Tribunal criaria, para ficar disponível na internet de forma permanente, um ambiente digital para difusão da Memória e que ele seria administrado pela Comissão de Gestão e Preservação da Memória e pelo Memorial da Justiça, com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Ascom.

A norma veio a atender o que preceitua a Resolução nº 324 de 30 de junho de 2020, que instituiu diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental para o Poder Judiciário e assim foi disponibilizado o nosso Portal da Memória.

............................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Image: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE