Notícias

TJPE empossa desembargador Marcos Carvalho 

Presidente do TJPE assina livro de posse ao lado do novo desembargador do TJPE, Marcos Carvalho
Presidente do TJPE assina livro de posse ao lado do novo desembargador do TJPE, Marcos Carvalho


Autoridades do Sistema de Justiça, do Poder Executivo municipal e estadual e parlamentares compareceram ao Salão Nobre do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na manhã desta quarta-feira (08/01), para a posse formal de Marcos Carvalho como desembargador. O até então procurador-geral de Justiça passa a compor a Corte do TJPE na vaga do Quinto Constitucional do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). 

Na ocasião, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, parabenizou Marcos Carvalho pelos 25 anos de serviços prestados ao MPPE e agradeceu pela parceria pessoal e institucional do novo magistrado. “Desembargador Marcos, o Tribunal o recebe de braços abertos. Tenha em nós uma expansão da sua família e a confiança que nada faltará para que vossa excelência possa exercer com muita proficiência o encargo da desembargadoria". Ainda em sua fala, o presidente do TJPE celebrou a memória do ex-vice-prefeito do Recife, ex-procurador-geral de Pernambuco e pai de Marcos Carvalho, Sílvio Pessoa. 

O desembargador Marcos Carvalho falou do orgulho e respeito em assumir a função: “É com profunda gratidão e muita honra que assumo o cargo de desembargador do TJPE através do Quinto Constitucional destinado ao Ministério Público. Acredito firmemente que esse mecanismo contribui para a democratização do poder judiciário, propiciando diferentes visões e experiências profissionais, enriquecendo colegiados, resultando em decisões judiciais mais justas e eficazes. Agora, como magistrado, renovo o meu compromisso com a democracia e com os princípios da independência e da harmonia dos poderes e instituições republicanas. Assim como demais colegas, trabalharei por uma justiça acessível, séria e efetiva”. 

Entre autoridades presentes, a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra; o prefeito do Recife, João Campos; o senador Fernando Dueire; o deputado federal Lula da Fonte; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador Cândido Saraiva; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Valdecir Pascoal; além de outros representantes dos três poderes e de outras instituições. 

Com a posse formal ou administrativa, o desembargador assume as responsabilidades da magistratura. A posse festiva está prevista para o fim de janeiro, conjuntamente com desembargadores empossados em 2024. A chegada do novo desembargador é fruto da ampliação do segundo grau do TJPE, de 52 para 58 membros, apoiada pelo Governo do Estado de Pernambuco. A expansão visa a aprimorar a prestação jurisdicional, tornando-a mais eficiente e acessível à população. 


 

Compromisso com causas da sociedade - Na solenidade de posse do novo desembargador, o TJPE distribuiu broches com fitas brancas aos convidados para reforçar a campanha do Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental.

Quinto Constitucional -  O Quinto Constitucional é uma regra que assegura que 20% das vagas de alguns tribunais do Brasil sejam preenchidas por advogados e membros do Ministério Público. O objetivo é democratizar o Poder Judiciário, tornando os julgamentos mais ecléticos e contribuindo para a visão e vivência social dos juízes. 

Para ocupação das vagas por pessoas dessas instituições, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público enviam uma lista com seis nomes indicados das suas respectivas instituições. Depois, o Tribunal em questão escolhe três deles e os envia para o Governo do Estado que seleciona um para ingressar como desembargador no Tribunal.

 

...................................................................................
Texto: Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda