Notícias

Servidores(as) participam de Programa de Preparação para Aposentadoria

Secretário de Gestão de Pessoas, Wagner Lucena, falando para os(as) servidores(as) do TJPE no auditório da Esmape
Secretário de Gestão de Pessoas, Wagner Lucena, dá boas-vindas a participantes do PPA

“Um ciclo se fecha para outro iniciar”. Esse foi o mote utilizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/DG/TJPE), durante o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), para mostrar aos(às) servidores(as) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que a chegada da aposentadoria é um novo ciclo, onde as pessoas têm a possibilidade de projetar novos caminhos, além de realizar desejos e atividades novos ou mesmo os antigos que precisaram esperar um pouco devido ao trabalho.O evento foi realizado no auditório Desembargador Itamar Pereira, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na última terça (21/11) e quarta-feira (22/11), e transmitido pela plataforma Cisco Webex TJPE.

O secretário de Gestão de Pessoas, Wagner Lucena, fez a abertura oficial do PPA, deu as boas-vindas às pessoas presentes e destacou a importância da iniciativa, principalmente porque nesta nova fase da vida há uma grande transformação na rotina. “As mudanças que geram mais desconfortos são ocasionadas de forma repentina. Nós passamos grande parte da nossa vida no trabalho, então o Programa faz com que a gente comece a pensar, se organizar e se preparar para se dar bem com essa mudança”, explicou o secretário. “A vida não está só aqui. Ela está acontecendo lá fora enquanto a gente está aqui. Nesses dois dias, vocês vão começar a pensar sobre isso cada vez mais e saber que tem um mundo lá fora de alegria e de felicidade”, completou.

Após a abertura do secretário, a gestora da Unidade de Acompanhamento Funcional, Fátima Carneval, falou um pouco sobre o Programa de Preparação para Aposentadoria, que teve sua primeira edição em 2016, e das atividades durante os dois dias. “A programação está recheada de reflexões para a nova fase que a gente está enfrentando. Aproveitem todos os momentos. É um novo caminhar. Aqui, vocês terão a oportunidade de fazer muitas reflexões”, disse Fátima. Ela também chamou atenção para um painel com uma árvore, colocado no auditório, para que as pessoas pudessem exprimir seus sentimentos, seus desejos e suas expectativas durante o evento. 

Para mostrar que existem muitas possibilidades após a aposentadoria e que para que esta nova etapa seja bem vivida, foram ministradas as palestras Bem-Estar e Aposentadoria: “Redescobrindo o Prazer de Viver” e “Emoções Positivas e Atenção Plena” com as psicólogas Vânia Portela e Ana Paula Hawatt, respectivamente; “Projeto de Vida e Aposentadoria” com a psicóloga Suzana Sofia Moeller Schettini e o psicólogo Luiz Schettini Filho; “Dimensões da Qualidade de Vida” com o médico geriatra Rodrigo Patriota; e “Empreender na Aposentadoria” com o economista Werson Kaval. 

Além disso, foi realizada a oficina “Escrita Criativa e Ressignificação” pela professora Bruna Maciel Borges; e as exposições “Palestra Aspectos Jurídicos e Previdenciários” com o servidor e secretário adjunto da SGP, Samuel Gomes; “Educação Financeira” com a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco Hortência Albuquerque; “Nutrição e Funcionalidade com a nutricionista Luisiana Lamour; “Corpo e Funcionalidade” com o terapeuta ocupacional Antônio Rodrigues Júnior. Também houve apresentações artísticas e culturais e sorteio de brindes durante o evento. 

Equipe da Diretoria de Desenvolvimento Humano em frente ao banner do PPA
Equipe da Diretoria de Desenvolvimento Humano durante o evento

Apesar de exercer suas atividades no interior do Estado, a servidora Claudilene Jordão, lotada na Vara Regional da Infância e Juventude de Garanhuns, veio ao Recife para participar do Programa. Ela afirma que está presente desde a primeira edição, em 2016, e fala sobre a importância de iniciativas como esta. “A aposentadoria para alguns é um castigo e eles nos fazem ver que ela é um brinde pela construção do seu trabalho”, afirma Claudilene. “Eu acredito que seja uma construção de vida, de trabalho, vendo tudo aquilo que a gente plantou. É como uma árvore que foi criada a raiz, que gerou frutos e flores. Gostaria de alcançar muitas coisas positivas para quando eu parar de trabalhar eu puder desfrutar de tudo aquilo que eu construí em minha vida”, completou.

O oficial de justiça José Fernando Gomes de Albuquerque, lotado na Central de Mandados de Garanhuns, aprovou o evento e destacou que esta também é uma forma de acolher servidores(as) de comarcas do interior de Pernambuco. “Estou achando o evento bem interessante e produtivo, uma vez que aproxima a gente que é do interior com a sede do Tribunal. Acho muito relevante essa manifestação do Tribunal valorizando os seus servidores”, disse.

Ao final do segundo dia, a diretora de Desenvolvimento Humano (DDH/SGP/DG/TJPE), Valéria Temporal, agradeceu a todas as pessoas que participaram do Programa de Preparação para Aposentadoria, seja de forma presencial ou virtual, e à equipe responsável pela organização. “Foram dois dias intensos e maravilhosos. Obrigada a todos(as). Este evento foi pensado com muito carinho e cuidado para que todos(as) vocês saibam que a aposentadoria é mais uma etapa da vida e que ela pode e deve ser desfrutada de forma muito alegre, positiva e saudável”, afirmou. O PPA foi lançado em 2016 e tem como objetivo orientar servidores(as) a conduzir suas atividades de vida após a aposentadoria de forma aplicável, produtiva e com qualidade sustentável, mostrando que essa nova etapa pode ser tão gratificante quanto as vivências das fases anteriores e desvinculando a ideia na qual só se obtém satisfação por meio de atividades laborativas.

…………………………………………..
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Joelton Ivson | Inova Propaganda