Notícias

Servidora do TJPE transforma projeto de mestrado em e-book sobre a história da Orquestra Criança Cidadã

Um trabalho de mestrado em História pode repercutir em vários campos e aqui no Poder Judiciário de Pernambuco não é diferente. Com a proposta de contar a história da Orquestra Criança Cidadã (OCC) e enfatizar o poder de transformação da música na vida de crianças e jovens da comunidade do Coque, a servidora Georgina Maranhão ingressou no mestrado da Universidade Católica em 2019, e teve a defesa do seu projeto concluída com sucesso em setembro do ano passado.

Quando questionada sobre a motivação para a escolha do tema, a servidora conta que esse processo veio de forma natural. “ Em 2000, ano da formação do Programa Criança Cidadã, eu trabalhei no Mutirão de Execuções com o juiz João Targino, que atualmente é o coordenador da orquestra e me aproximei do trabalho junto ao Programa. Assim, a temática surgiu em decorrência do desejo de aprofundar o conhecimento acerca da história das crianças e adolescentes que compõem o grupo, da comunidade que abriga esse trabalho e dos profissionais que contribuem para a efetivação de suas atividades”, conta Georgina.

“Inicialmente, o que chamou a minha atenção foi observar todo o potencial que pode ser desenvolvido naquelas crianças e adolescentes, desde que haja o estímulo adequado e o acompanhamento por profissionais compromissados. Fiquei bastante entusiasmada ao assistir à algumas apresentações e e ter conversado com alguns jovens”, complementa a servidora do Núcleo de Movimentação de Magistrados de 1ª Entrância.

O seu mestrado foi desenvolvido durante dois anos, período em que Georgina compareceu várias vezes à sede da Orquestra Criança Cidadã, com a finalidade de obter materiais e realizar entrevistas com gestores, docentes, discentes e familiares. Nesse tempo, também houve idas à comunidade, facilitando o contato com os participantes de outros movimentos sociais e demais moradores do bairro do Coque. Além de serem realizadas visitas aos acervos do Memorial de Justiça do TJPE, Divisão de Taquigrafia do TJPE, Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), Biblioteca da Autarquia de Urbanização do Recife, Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), entre outros.

Da conclusão do projeto foi criado um e-book, mas o material ainda não foi lançado nem está à venda. Agora, o objetivo da autora é conseguir patrocínio para a sua publicação e divulgação, revertendo a receita para a compra de instrumentos musicais e materiais indispensáveis às atividades desenvolvidas na Orquestra Criança Cidadã. Quem tiver interesse em ajudar nessa causa, pode entrar em contato com a autora através do e-mail ginamaranhao@hotmail.com.

Para finalizar, a servidora do TJPE faz uma conexão sobre a importância da História e da música na vida das pessoas, e o que aprendeu com seu trabalho de mestrado. “A História permite que possamos entender as ações humanas de acordo com o seu tempo, espaço e contexto, contribuindo para a compreensão da realidade a partir dos acontecimentos observados. Por sua vez, a música tem grande importância por estimular a sensibilidade, a empatia e a humanização. Mas, como principal aprendizado, saí acreditando que é possível obter grandes resultados a partir de pequenas ações realizadas no cotidiano, pois ao acompanhar essas crianças e jovens da OCC a nossa esperança em dias melhores se renova”, conclui.

..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Imagem: Cortesia