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Ouvidoria, o principal canal de diálogo com o cidadão. Saiba como falar com o TJPE no Dia Nacional do Ouvidor

Com a missão de fortalecer o relacionamento do Poder Judiciário estadual com os cidadãos e com o próprio público interno da instituição, a Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco comemora, nesta quinta-feira (16/3), o Dia do Ouvidor. O órgão celebra a data com dados expressivos. No total, recebeu 8.495 manifestações no ano de 2022, destas 7.906 foram concluídas, o que corresponde a um percentual de atendimento de 93%.

A Ouvidoria-Geral do Poder Judiciário pernambucano atende presencialmente, das 8h às 17h, no térreo do Fórum Paula Baptista, na Rua Dr. Moacir Baracho, 207 - térreo - no bairro de Santo Antônio; e pelos telefones 0800 081 52 51 e 159, também no horário das 8h às 17h. Na unidade, as manifestações são recebidas e classificadas em pedidos de agilização; informação; reclamação; solicitação; pedido fundamentados na Lei de Acesso à Informação; elogio; denúncia e sugestão. O órgão atende, ainda, através do ele-Ouvidoria (81) 99159-5727 e do canal Balcão virtual, que está disponível no site do TJPE, e oferece atendimento das 8h às 14h.

"Estamos comemorando em todo o país esse dia tão importante para nós, principalmente para o fortalecimento das ouvidorias. Eu venho hoje agradecer às juízas e aos juízes, servidoras e servidores pelo trabalho que desenvolvem, de forma efetiva, atendendo à grande maioria das solicitações dos cidadãos. A Ouvidoria do TJPE nesta gestão, do presidente Luiz Carlos Figueirêdo, destacou-se por dois serviços prestados: a Ouvidoria da Casa e a Ouvidoria das Relações Institucionais. A Ouvidoria da Casa é aquela direcionada à mediação de qualquer conflito em que haja pretensão ou demora para solução de demandas dos setores da própria casa. E a Ouvidoria voltada às relações institucionais é o diálogo que mantemos com os demais órgãos públicos. Quero agradecer, neste momento, também ao Conselho da Magistratura pelo apoio dado à Ouvidoria. Aproveito também para cumprimentar as ouvidoras e servidoras de todo o país pelo nosso dia", destaca o ouvidor-geral do TJPE, desembargador Eduardo Sertório.

Histórico

Criada em 1998, a Ouvidoria-Geral do TJPE tem como objetivo ampliar a participação dos cidadãos na avaliação e fiscalização do Judiciário, informando à população os resultados de medidas tomadas, e garantindo assim transparência a respeito das ações da Justiça Estadual, além de promover um processo educativo através do qual o cidadão possa conhecer seus direitos e deveres. 

O ouvidor-geral da Justiça, desembargador Eduardo Sertório, está em sua segunda gestão à frente do órgão. Neste biênio, a Ouvidoria tem como vice-ouvidor o desembargador Adalberto de Oliveira. A equipe de servidores é formada por Flávia Maria de Castro Barbosa, Luisa Medeiros da Silveira Barros, Maria José Cavalcanti de Souza, Mônica Nunes da Silva, e Tayana de Lourdes Lima Diniz. 

Confira mais informações sobre a Ouvidoria Geral do TJPE AQUI. 

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Texto: Redação | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE