Navegação do site
Diretor-geral da Esmape participa de reunião na ENFAM sobre regulamentação do uso de Inteligência Artificial no Poder Judiciário
Diretores e representantes das escolas judiciais de todo o Brasil reunidos na ENFAM.
Na última terça-feira (29), os diretores das escolas judiciais de todo o país reuniram-se na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em Brasília, para discutir a regulamentação do uso de inteligência artificial no Poder Judiciário. A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) esteve representada pelo seu Diretor-Geral, o Desembargador Jorge Américo.
O encontro, realizado no auditório da ENFAM, foi pautado pelo tema "O Uso Ético e Seguro da Inteligência Artificial Generativa no Poder Judiciário Brasileiro", discutindo sobre as inovações tecnológicas que estão transformando a gestão de justiça no Brasil e a necessidade de regulamentação para garantir a utilização responsável e ética dessas ferramentas no ambiente jurídico.
O diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, presenteou o ministro Benedito Gonçalves, diretor-geral da Enfam, com seu livro mais recente: “Temas de Direito Público: Questões Contemporâneas”, lançado na Esmape, no dia 21 de outubro, em evento muito concorrido e prestigiado.
Em seu discurso, o Ministro Benedito Gonçalves, Diretor da ENFAM, destacou o impacto da inteligência artificial na administração da justiça e apontou que o Judiciário vive uma nova era marcada por mudanças profundas e necessárias. “Vivemos um momento sem precedentes na história. O avanço vertiginoso das tecnologias digitais, notadamente da inteligência artificial generativa, nos coloca diante de um cenário onde o Direito precisa se reinventar e os operadores jurídicos, em especial nós, juízes, somos desafiados a compreender e, sobretudo, a regular os impactos dessas inovações na sociedade”, afirmou.
O desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem, também foi presenteado com o título mais recente lançado pelo diretor-geral da Esmape.
Na ocasião, o Desembargador Jorge Américo aproveitou o evento para presentear o Ministro Benedito Gonçalves e o Desembargador Marco Villas Boas, Presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), com exemplares de seu mais recente livro, Temas de Direito Público: Questões Contemporâneas. A obra, lançada na Esmape no último dia 21 de outubro, foi bastante prestigiada e traz reflexões atuais sobre questões jurídicas que permeiam o Direito Público.
O encontro na ENFAM reforça o compromisso da Esmape e de outras instituições formadoras de magistrados e magistradas com a modernização e capacitação contínua do Judiciário brasileiro, especialmente no que tange à adoção de novas tecnologias com segurança e responsabilidade.
............................................................................................
Texto: Pedro Pequeno | Ascom Esmape
Fotos: ENFAM