Notícias

Comitiva do TJBA visita TJPE para conferir o programa de inteligência artificial Elis

Autoridades estão posando para a foto no gabinete da Presidência do TJPE

A comitiva de magistrados e servidores do TJBA foi recebida no gabinete da presidência do TJPE

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, recebeu, na tarde da quinta-feira (22/8), no Palácio da Justiça, no Recife, a visita do primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Augusto de Lima Bispo. O magistrado estava acompanhado da presidente do Grupo de Apoio das Varas da Fazenda Pública do TJBA, desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar; da diretora de 1º Grau, Maria Laranjeira; e do técnico em Tecnologia da Informação, Leonardo Oliveira. O integrante da Comissão para Aplicação de Soluções em Inteligência Artificial (CIA) do TJPE, desembargador Sílvio Neves Baptista Filho; e assessor da Presidência, juiz Sílvio Romero Beltrão participaram do encontro. Confira as fotos AQUI.

Segundo o vice-presidente do TJBA, “além de estreitar ainda mais os laços com o TJPE, reconhecido e respeitado pelas suas tradições, o nosso objetivo com a visita é conhecer mais a fundo o programa de inteligência artificial Elis, que vem alcançando destaque nacional entre os tribunais. Nossa intenção é desenvolver um programa nos moldes de Elis para agilizar os milhares de processos de executivos fiscais na Bahia”.

A desembargadora Maria de Lourdes ressaltou que Elis foi um tema de relevo entre os representantes de tribunais na reunião do 48º Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), realizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, nos dias 13 e 14 de junho. O 1º vice-presidente Augusto de Lima Bispo agradeceu a acolhida do presidente, magistrados e dos servidores do TJPE à comitiva que o acompanha.

Para o presidente do TJPE, a visita da comitiva do TJBA, “constata que o sistema Elis está sendo reconhecido pelos seus resultados, pois a tecnologia possibilitou a tramitação de 400 mil ações fiscais, incrementando de forma justa e ágil o recolhimento de tributos devidos ao Estado”. O presidente do TJPE confirmou que outros tribunais já declararam o mesmo intuito da comitiva do TJBA: desenvolver uma aplicação de inteligência artificial em seus estados equivalente ao do TJPE. Elis foi desenvolvida por servidores da Secretaria de Tecnologia e Informação e Comunicação (Setic) em outubro de 2018.

Na primeira parte da visita, iniciada no Gabinete da Presidência do TJPE, os dirigentes dos tribunais trocaram lembranças, que incluíram o livro “A Justiça de Pernambuco e seu Palácio” e a publicação comemorativa dos 410 anos de existência do TJBA. Também houve uma apresentação do Trio de Cordas da Orquestra Criança Cidadã (OCC) com as músicas My Way (Paul Anka), Lamento Sertanejo (Dominguinhos) e Asa Branca (Luiz Gonzaga). A produtora da Orquestra, Gabryela Boudoux, apresentou a história da orquestra.

No decorrer da visita, as autoridades se dirigiram à Vara de Executivos Fiscais da Capital, localizada no Empresarial RioMar, no Pina, para conferir uma apresentação do programa Elis, como também seu funcionamento in loco. Na unidade, a comitiva do TJBA foi recebida pela juíza da Vara dos Executivos Fiscais, Ana Luíza Câmara, e pela secretária de Tecnologia do TJPE, Juliana Neiva.

................................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Sila Cadengue | Cacoete Produções | Ascom TJPE