Notícias

Assessor da Presidência do TJPE participa de evento sobre voluntariado na Alemanha

Juiz João Targino, ao lado do presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, é o único das Américas Central e do Sul a participar do encontro

Juiz João Targino (centro), ao lado do presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, é o único das Américas Central e do Sul a participar do encontro

O assessor especial da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e coordenador-geral da Orquestra Criança Cidadã (OCC), juiz João Targino, foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha para participar de reunião internacional promovida pelo Governo Alemão. O tema do encontro, que acontece entre os dias 3 e 9 de setembro, é “Assumindo responsabilidade pela sociedade: trabalho voluntário na Alemanha”.

No total, foram 15 convidados de diferentes países do mundo que se destacam por serem ativos voluntariamente em suas áreas de atuação, conhecidos em seus países pelo engajamento social voluntário ou que se engajam voluntariamente em prol de conhecidas iniciativas ou associações de impacto nacional. Das Américas Central e do Sul, o juiz João Targino é o único convidado para o evento, que contará também com participantes da Estônia, Indonésia, Itália, Canadá, México, Polônia, Rússia, África do Sul, Turquia, Hungria e Estados Unidos. 

Na ocasião, os participantes poderão trocar experiências sobre voluntariado nas mais diversas áreas, além de visitar instituições e organizações que são referências no tema. A atividade integra o Programa de Visitantes da República Federal da Alemanha e é realizado em parceria com o Goeth Institut.

Trajetória – Reconhecido como uma das personalidades do Poder Judiciário mais atuantes na área social, o juiz João José Targino é o idealizador da Orquestra Criança Cidadã. O programa, iniciado em 2006 no Coque, no Recife, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. Antes da criação da orquestra, já acumulava prêmios pelo comprometimento com a cidadania. Atuou como juiz da Assistência Judiciária, Civil, Fazenda Pública, Família, Registro Civil e de Juizados Especiais. Foi nomeado cinco vezes corregedor auxiliar do TJPE e três vezes assessor especial da Presidência do TJPE.

Juiz João Targino (centro) recebe o título de Cidadão de Abreu e Lima

Juiz João Targino (centro) recebe o título de Cidadão de Abreu e Lima

Homenagem – Na quinta-feira (30/8), o assessor da Presidência, também recebeu o título de Cidadão de Abreu e Lima, em solenidade realizada na Câmara Municipal da cidade localizada na Região Metropolitana do Recife. A homenagem foi concedida ao juiz João Targino pelos relevantes serviços prestados à causa da Justiça na Comarca.
..................................................................................................................................
Texto: Andréa Neves | Ascom TJPE
Foto 1: Antônio Santos | Ascom TJPE
Foto 2: Cortesia