Notícias

Acmepe realiza seminário para discutir a microcefalia

A microcefalia será tema de um seminário promovido pela Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe) nesta terça-feira (3/5). A ação acontece com o apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A iniciativa busca discutir os diversos aspectos envolvidos pela malformação e as complicações associadas ao quadro de zika congênita, as necessidades sociais, de saúde e a garantia de direitos previstos em leis. O evento acontece no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, a partir das 16h.
 
O seminário "Microcefalia e Primeira Infância. Aspectos Sociais e Jurídicos" será aberto ao público, mas voltado para estudantes e profissionais de direito e saúde, assim como às famílias atingidas pelo problema. Cinco palestras estão programadas com médicos pediatras, neuropediatras, representantes de ONGs e advogados. A neuropediatra Ana Van Der Linden (uma das primeiras a perceber a diferença no padrão de nascimento de crianças com a malformação) será uma das palestrantes.
 
Entre os temas abordados, estão os aspectos clínicos, neurológicos e a estimulação precoce das crianças, a condução de políticas públicas para o segmento, a experiência da sociedade civil organizada com pessoas especiais, a importância da troca de informação e solidariedade entre as famílias, o direito à proteção legal e ao Benefício de Prestação Continuada e os aspectos bioéticos da microcefalia. O evento também irá abordar questões relativas à pensão alimentícia para mulheres abandonadas pelos companheiros após o nascimento das crianças. Na ocasião, também haverá arrecadação de fraldas para doação.
 
 
..................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE