Últimas Notícias em destaque

TJPE realiza primeira sessão de julgamento por videoconferência

No total, foram julgados 42 processos, inclusive com sustentação oral do advogado na tribuna
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou a primeira sessão de julgamento através do sistema de videoconferência nesta terça-feira (15/12). A iniciativa da 2ª Câmara Criminal teve como objetivo agilizar o julgamento dos recursos que tramitam perante o órgão colegiado, em especial, os processos que têm como relator ou revisor o desembargador Mauro Alencar de Barros, que, desde o último dia 5 de outubro, encontra-se em Brasília, por convocação do Superior Tribunal de Justiça para assessorar o ministro Og Fernandes, junto à Corregedoria da Justiça Federal, no Conselho da Justiça Federal.
 
No total, foram julgados 42 processos, inclusive com sustentação oral do advogado na tribuna. A pauta dos processos possíveis de serem julgados foi publicada na edição nº 223/2015 do Diário Oficial do Poder Judiciário, em data de 08 de dezembro de 2105. 
 
Segundo o desembargador Mauro Alencar, o sistema de videoconferência foi adotado em face de sua ausência às sessões, buscando providências para evitar maiores prejuízos às partes com a demora no julgamento dos recursos.
 
Para o advogado Bruno Lacerda, que teve um dos processos nos quais atua julgado, se trata de uma iniciativa louvável do TJPE que deverá servir de paradigma para as demais cortes do país. "Foi uma experiência que considero de extrema relevância para os julgamentos futuros em que não haja a possibilidade de presença física de um dos integrantes da Câmara. A adoção desse mecanismo tecnológico vai revolucionar a prestação jurisdicional de Segundo Grau na medida em que permitirá a realização dos julgamentos mesmo com algum dos seus julgadores estando à distância da sala de sessões, contribuindo de forma decisiva para a desejável celeridade dos julgamentos", ressaltou. 
 
A sessão foi presidida pelo desembargador Antônio Melo e Lima e também contou com a presença do desembargador Antônio Carlos Alves da Silva. Ambos encontravam-se no Palácio da Justiça, localizado na cidade do Recife. A próxima sessão já deve acontecer em janeiro do próximo ano.
 
..............................................................................
Texto: Rebeka Maciel / Ascom TJPE
Foto: Assis Lima/ Ascom TJPE