Últimas Notícias em destaque

Comissão de Heteroidentificação do TJPE conclui 2ª etapa de verificação das(os) candidatas(os) ao Enam

Comissão de Heteroidentificação do TJPE reunida
Comissão de Heteroidentificação se reuniu para concluir a 2ª etapa do processo

Após a averiguação presencial das(os) candidatas(os) ao Exame Nacional da Magistratura (Enam/2024), a Comissão Permanente de Heteroidentificação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concluiu, nesta quinta-feira (21/3), a 2ª etapa para a confirmação das pessoas que se autodeclararam negras(os), pretas(os) ou pardas(os). A comissão tem até o próximo dia 02/04 para a publicação do resultado final do processo. Para quem não teve a sua autodeclaração confirmada, será oportunizada uma fase para a proposição de recurso.

No total, 272 candidatas(os) residentes em Pernambuco optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas negras. Destas(es), 49 não compareceram às etapas de verificação. Após o trabalho da Comissão de Heteroidentificação, 119 autodeclarações foram confirmadas e 104 não foram validadas. A comissão considerou, além das autodeclarações de cada pessoa inscrita, fotografias e entrevistas presenciais.  

A Comissão Permanente de Heteroidentificação do TJPE foi criada na atual gestão do desembargador Ricardo Paes Barreto, através do Ato 374/2024, publicado na edição 35 do Diário de Justiça eletrônico (DJe). 

Exame Nacional da Magistratura (Enam) - É o processo seletivo nacional e unificado que habilita pessoas para a inscrição em concursos da magistratura promovidos pelos Tribunais Regionais Federais, Tribunais do Trabalho, Tribunais Militares e Tribunais dos Estados e do Distrito Federal e dos Territórios. As(os) candidatas(os) que se autodeclarem negras(os) e tiverem essa condição validada pela Comissão devem atingir, no mínimo, 50%, para habilitação. As(os) demais devem ter, no mínimo, 70% de acertos.

………………………………..
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Divulgação