Notícia Destaque

Presidente participa de reunião do Conselho Nacional de Educação no Recife

Desembargador Frederico Neves compôs mesa de autoridades no evento, realizado na Unicap

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, compôs a mesa de autoridades na abertura da Reunião Ordinária Itinerante do Conselho Nacional de Educação, ocorrida nesta segunda-feira (6/4). A sessão inaugural do encontro teve lugar no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento reuniu representantes de governos, instituições e entidades, além de profissionais da área, para discutir os rumos da educação básica e superior no Brasil.

Pelo menos uma vez por ano, o Conselho Nacional de Educação (CNE) promove uma reunião ordinária fora de sua sede, em Brasília. Em 2015, Recife e Olinda foram as cidades escolhidas para receber o evento. Após a solenidade de abertura, realizou-se uma audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores. A Reunião Itinerante do CNE prossegue até a sexta-feira (10/4) na Unicap e no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, debatendo temas como gestão democrática, expansão do ensino superior, educação em tempo integral, organização curricular e regime de colaboração entre os sistemas de ensino.

Frederico Neves elogiou a realização do encontro em Pernambuco. "Para o Poder Judiciário de Pernambuco, prestigiar essa discussão sobre a melhoria da qualidade da educação brasileira é de fundamental importância, pois entendemos que a busca pela paz social e pelo desenvolvimento só é possível em um país que se preocupa em educar seus cidadãos. Parabenizo o CNE e a Unicap pela valorosa iniciativa", afirmou o presidente do TJPE.

Formaram a mesa de abertura da reunião o presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, Luiz Roberto Alves; o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Erasto Fortes Mendonça; o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens de Oliveira; os secretários de Educação do Estado, Frederico Amâncio, e do Recife, Jorge Vieira; a secretária executiva de Programas e Políticas Educacionais de Olinda, Edineide César; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Iêda Nogueira; a promotora de justiça de Educação do MPPE, Eleonora Rodrigues; o vice-reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão; o presidente da Undime Nordeste, Horácio Francisco dos Reis Filho; e a coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação do Estado, Carminha Nóbrega.

............................................................

Redação | Ascom TJPE