Notícia Destaque

Mais de 500 pessoas são atendidas em três dias de Ação de Cidadania no Coque

 
Iniciativa, que está em sua sétima edição, é parceria entre o Tribunal e as Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, além da Secretaria de Defesa Social do Estado
 
 
Até esta quarta-feira (27/4), mais de 500 moradores da Comunidade do Coque foram beneficiados pelos serviços oferecidos pela 7ª Ação de Cidadania, evento realizado na Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A ação, que teve início na última segunda-feira (25/4), é fruto da parceria firmada entre o Tribunal e as Secretarias de Saúde Estadual e Municipal e a Secretaria de Defesa Social (SDS).
 
A sétima edição do evento vem oferecendo serviços como medição de glicose, exames de vista e de saúde bucal, exames de prevenção e de mamografia, testagem para HIV e sífilis, emissão de carteiras de identidade e segunda via de certidões, dentre outros. No local, a população também recebe orientações sobre nutrição, doenças sexualmente transmissíveis, e prevenção do uso de drogas. O atendimento acontece das 9h às 13h, e segue até a próxima sexta (27/4).
 
Marília Dias, 33 anos, vigilante, elogiou a iniciativa pela comodidade de poder realizar exames na sua filha adolescente sem precisar se deslocar para um centro médico distante da comunidade. Pricila Araújo, 20 anos, estudante, soube do evento através dos cartazes fixados na fachada da Casa, e disse que fará todos os exames de saúde disponíveis. "Eu vi os cartazes anunciando os serviços e já me preparei para realizar o máximo de exames que eu puder fazer. Também avisei à minha família e vizinhos, porque além de ser perto da nossa casa, o atendimento aqui sempre é muito bom", disse Pricila.
 
 
Moradores têm acesso a atendimento gratuito com oftalmologistas, odontólogos, nutricionistas e ginecologistas. Também podem realizar testagem de hepatites, HIV e sífilis
 
 
A Casa de Justiça e Cidadania conta, atualmente, com a atuação de quatro servidores do TJPE e seis voluntários. Para a chefe da Casa, Djanira Carneiro, realizar eventos como a Ação de Cidadania sempre é gratificante e significa a aproximação do Judiciário com os cidadãos. De acordo com levantamento dos dois primeiros dias de evento, Djanira informa que 105 casais se inscreveram para participar da próxima edição do casamento coletivo, que é promovido anualmente pela unidade.
 
Até o momento, 130 pessoas foram atendidas para fazer exames de medição de glicose e aferição de pressão; 120 realizaram exames de vista; e 60 mulheres efetuaram seus preventivos (papanicolau). No local, 50 pessoas também foram atendidas pela equipe da SDS para emissão de carteiras de identidade; e 141 realizaram exames de Saúde Bucal, Hepatite, de HIV e Sífilis.
 
Parcerias – A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (Secod), da Fundação Altino Ventura, do Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (Naphe) e do Sesi Odonto.
 
 
Programação:
 
28/4 (quinta-feira)
Exame oftalmológico
Emissão de RG
Exame de mamografia
Testes para hepatite A e B
Orientações e encaminhamentos/prevenção e tratamento do uso de drogas
 
29/4 (sexta-feira)
Medição de glicose e aferição de pressão arterial
Orientações sobre saúde bucal
Emissão de 2ª via de certidões
Atendimento com nutricionista
Orientações e encaminhamentos/prevenção e tratamento do uso de drogas
 
 
......................................................................................................................
 
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
 
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE
 
 
Data de publicação: 27/4/2016