Navegação do site
Vara Regional de Arcoverde promove encontro inédito sobre serviços para acolhimento de crianças e adolescentes
O juiz Drauternani Melo Pantaleão abriu os trabalhos do encontro de integração
A Vara Regional da Infância e Juventude de Arcoverde (VRIJ), através de Apoio Especializado – NAE, promoveu, nas manhãs dos dias 9 e 10/6, quinta-feira e sexta-feira, pela primeira vez na Justiça estadual, o Encontro de Integração dos Serviços de Acolhimento Institucional no auditório do Fórum Clóvis de Carvalho Padilha. A VRIJ - Arcoverde responde pela 14ª Circunscrição Judiciária de Pernambuco onde também estão inseridas as cidades de Custódia, Betânia, Sertânia, Ibimirim, Inajá e Manari. Confira AQUI o álbum de foto dos dois dias do encontro de integração.
De acordo com o criador da iniciativa e juiz da VRIJ, Drauternani Melo Pantaleão, “a ideia surgiu da necessidade de capacitar e alinhar o modo como os serviços de acolhimento são ofertados às crianças e aos adolescentes das comarcas integrantes da nossa 14ª Circunscrição e adjacências. Já não se pode mais pensar em um espaço de acolhimento institucional, feito de qualquer modo”. O magistrado revela que a pretensão é tornar o evento anual devido ao papel essencial que a Justiça possui na vida dos jovens acolhidos, em instituições como os abrigos, por exemplo, pois precisam ter seus direitos de proteção resguardados, mesmo com a ausência dos vínculos familiares”.
“Nosso 1º Encontro de Integração dos Serviços de Acolhimento Institucional proporcionou aos profissionais participantes uma ampla reflexão acerca das diversas demandas vivenciadas pelas casas de acolhimento. Os temas debatidos foram bem recebidos por todos e muito bem avaliados”, enfatiza o juiz. A avaliação do evento também foi bastante positiva entre os participantes, como na declaração a seguir: “Parabenizo a Vara Regional da Infância e sua equipe pelo excepcional evento realizado, extremamente relevante e que agregou muito valor”.
Durante o evento, foram realizadas duas palestras. A coordenadora de Serviços Sociais da secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cláudia Maria de Souza, falou sobre o tema “O acolhido chegou. E agora?”, discorrendo sobre a estratégia de recepcionar crianças e jovens em abrigos. A psicóloga e analista judiciária da 2ª Vara Única de Bezerros, Lúcia Rodrigues, em sua conferência, falou sobre a preparação dos adotados e das famílias no processo de adoção.
Cerca de 100 pessoas assistiram as conferências de autoridades e especialistas da Infância e Juventude
Participantes – Além do magistrado Drauternani Pantaleão, do promotor Michel de Almeida Campelo, e da defensora pública Bruna Sousa de Oliveira, participaram do evento os profissionais em Assistência Social, Pedagogia e Psicologia das equipes técnicas das secretarias municipais de assistência social; dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS e Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS; as equipes multidisciplinares das VRIJ de Arcoverde; os conselheiros tutelares; as coordenadoras e diretoras das casas de acolhimento; cuidadoras; e demais integrantes da rede de proteção. Servidores da Justiça e das prefeituras também se somaram a aproximadamente 100 pessoas que compareceram no encontro.
...................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia