Navegação do site
Vara Regional da Infância e Juventude de Vitória de Santo Antão realizou encontros formativos do Programa Acolher com maternidade da circunscrição
A Vara Regional da Infância e Juventude de Vitória de Santo Antão realizou nos dias 09/10 e 16/10 encontros formativos com profissionais da maternidade privada, APAMI Vitória. A ação está prevista no planejamento plurianual elaborado pelo Comitê Gestor do Programa Acolher na Comarca. A atividade foi inserida na programação do Outubro Rosa na maternidade, tendo sido realizada em dois dias para contemplar os trabalhadores dos plantões ímpares e pares, e contou com a presença de representantes de diferentes setores como recepção, triagem, sala de parto, berçário, alojamento conjunto, etc.
O coordenador do Programa, o psicólogo Paulo Teixeira, ressaltou a importância dos encontros para a formação dos profissionais. “O Programa Acolher atua a partir de alguns eixos estratégicos, dentre eles a formação, pois entendemos que é indispensável que os profissionais que acolhem gestantes e puérperas que manifestem interesse de entregar seus filhos recém-nascidos para adoção, façam os atendimentos adequados, a partir de uma postura ética e uma escuta qualificada”, destacou.
O Programa Acolher, promovido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE, dá cumprimento ao disposto no Art.13, § 1º do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei n. 8.069/1990), é um dos programas de entrega responsável de recém-nascidos para adoção, através do Poder Judiciário, com gestão e formação intersetorial. O Programa garante o direito às gestantes que optem pela adoção, com a atuação de profissionais em assistência social, psicologia e de saúde, integrantes da rede de proteção do município e do Estado, pública e privada. A ação ocorre a partir de três principais diretrizes estratégicas: qualificação profissional, atendimento às mulheres e articulação dos serviços.
O Programa atende todo o estado de Pernambuco através de equipes Interprofissionais, formadas por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, que atendem tanto as mulheres como suas famílias, nos casos em que o direito ao sigilo não é solicitado. Além do atendimento, essa equipe tambem é responsável pela formação, articulações e as divulgações necessárias. “Vitória de Santo Antão é uma das 30 comarcas em que o Programa está instalado, com destaque para a implantação na circunscrição de um Comitê Gestor local, que articula no território os diversos órgãos e atores envolvidos sobre o direito à Entrega Responsável”, pontuou o coordenador Paulo Teixeira.
.........................................................................................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Ascom TJPE
Imagem: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE