Navegação do site
Como parte dos encontros do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu, na última sexta-feira (13/12), uma reunião com representantes de todos os Núcleos Permanentes de Método Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec’s) dos Tribunais de Justiça de todo país.
A reunião, que ocorreu na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), foi dirigida pelo atual presidente do Fonamec e coordenador do Nupemec do TJPE, desembargador Erik Simões, e teve compartilhar ações exitosas e discutir formas de deixar o Poder Judiciário mais célere, econômico e tecnológico.
O desembargador conta que desde que assumiu a presidência do Fonamec, no início de agosto, o Fórum já passou por vários avanços. “Após audiências com conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ligados à nossa área, fomos incluídos no Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça e firmamos convênio com a Escola de Mediação do Rio de Janeiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para ofertar mais de 50 cursos aos magistrados e servidores vinculados aos Nupemecs do Tribunais de Justiça. Destaco também que após vários anos, voltamos a ter uma página na Internet, agora hospedada no nosso site que, em breve, estará definitivamente acessível no portal da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por meio do endereço www.fonamec.com.br.”, explica o desembargador.
Na ocasião, foram compartilhados os interesses de potencializar as capacitações de magistrados e servidores de maneira remota e da inserção da inteligência artificial para agilizar procedimentos processos que possam resultar em acordos para desafogar as demandas mais objetivas e recorrentes do Poder Judiciário. Além disso, também foram apresentadas ações do Nupemec do TJPE e formas de colocar os Tribunais de Justiça na perspectiva de realização de políticas públicas para além da jurisdicionalidade. Após vídeo da conselheira Mônica Nobre, os participantes acompanharam uma apresentação cultural e visitam o museu do Instituto Ricardo Brennand
Além do evento do encontro, também ocorreu a cerimônia de posse do desembargador como presidente do Fonamec, na quinta-feira (12/12). “Vieram desembargadores, juízes e servidores de quase todos os Tribunais de Justiça, quando alinhamos nossos objetivos e metas, além de proporcionar uma imersão na nossa riquíssima cultura. Reafirmo que a presidência é um esforço coletivo, um reconhecimento ao trabalho de excelência prestado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) à população pernambucana, que será ampliado para todo o Brasil", conta
Além do desembargador Erik Simões, que preside o Fonamec, estiveram presentes também o primeiro vice-presidente juiz Juliano Veiga, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e a segunda vice-presidente desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O evento também contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho, e do segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Fernando Antônio Prazeres.
Veja AQUI todas as fotos do encontro.
...................................................................................
Texto: Ascom TJPE
Foto: Ivaldo Régis | Inova Propaganda