Notícias

TJPE organiza junto com tribunais do Rio Grande do Norte II Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária


 

Integrantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), participaram, nos dias 10 e 11 de outubro, do II Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária, realizado na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (ESMARN). O evento reuniu cerca de 60 magistrados e magistradas dos Tribunais Regionais do Trabalho, Eleitorais, de Justiça e as Seções Judiciárias do Nordeste, com o objetivo de discutir maneiras de continuar fomentando a integração nos diversos segmentos do Poder Judiciário.

O desembargador do TJPE, Silvio Neves Baptista Filho, explica a importância da integração entre os tribunais. “Os encontros da Rede Nordeste servem que os tribunais conheçam o trabalho dos outros, que os juízes de cooperação tenham contato e visualizem ideias e conheçam soluções para problemas comuns, e mais ainda, que enxerguem o colega da vara ao lado, ou o tribunal ao lado como um parceiro para questões complexas ou simples”, destaca o magistrado que atua como coordenador da Rede Nordeste de Cooperação, englobando 28 tribunais.

“Ao longo do evento, tivemos uma palestra do Professor Fredie Didier Jr; apresentação de boas práticas; oficinas por segmentos do Poder Judiciário e outras comuns a todos os tribunais, para tratar de fluxos, modelos de termos de cooperação, e outra para construção de novas cooperações.  O 2º encontro foi um novo marco para que intensifiquemos o modelo cooperativo de gestão de processos e de rotinas dos nossos tribunais, a atuação integrada para solução de problemas jurisdicionais ou administrativos, seja no âmbito do poder judiciário ou com outras instituições”, complementou Silvio Neves. 


 

Também representaram o TJPE as juízas Mariana Vargas Cunha e Iasmina Rocha, e o servidor Euri Gurgel. Compareceram ainda os magistrados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Breno Duarte e Ricardo de Sá Leitão.

Durante os dois dias de evento, magistrados e magistradas apresentaram boas práticas e participaram de oficinas sobre Fluxos e Modelos de Termos de Cooperação (Definição de fluxos para tramitação de termos de cooperação dentro dos Tribunais e compartilhamento de termos de cooperação), sobre Núcleos de Cooperação e sua Estruturação e sobre Construção de acordos de cooperação.


.........................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: cortesia