Notícias

TJPE inaugura Espaço Cidadania no Fórum do Recife


 

Com o objetivo de agilizar a emissão de documentos civis à população pernambucana, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou, nesta quinta-feira (21/11), o Espaço Cidadania do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado na Ilha Joana Bezerra. A sala carrega o nome do juiz José Nunes Siqueira, que foi vítima de um sinistro de trânsito em frente ao Fórum no ano de 2002.

No espaço, localizado no pavimento térreo próximo à recepção, será possível realizar a emissão de documentos funcionais do TJPE, carteira de identidade para a população e documentos relacionados ao Instituto Tavares Buril (ITB). 

“Agora, magistrados e magistradas, servidores e servidoras e os usuários do sistema de Justiça local, poderão, nessa praça de serviços, usar desse espaço para retirada de documentos. Em breve aqui também serão emitidos CPF, habilitação de trânsito e outros documentos que servem à cidadania”, aponta o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Além disso, o presidente ressalta a homenagem póstuma ao magistrado que dá nome à sala. “Nessa oportunidade também homenageamos o saudoso Dr. José Nunes Siqueira, magistrado que dedicou toda sua vida ao Poder Judiciário Pernambucano. Então, esse espaço é uma dupla homenagem: à cidadania pernambucana e ao colega que deixa boas recordações e bons exemplos ao Judiciário do Brasil”, conclui.
 


 

Durante a inauguração, a viúva de José Siqueira, France Siqueira, comentou sobre o simbolismo do Espaço Cidadania para a memória do magistrado. “Meu marido era um amante do Direito e era apaixonado pela magistratura, se dedicava dia e noite trabalhando. Toda vez que eu entrar nesse espaço, eu vou lembrar do amor que ele tinha pela Justiça, do carinho que ele tinha pela família e de tudo pelo que ele lutou”, conta.

Estiveram presentes ainda no encontro: a vice-presidente da AAJUPE e filha de José Siqueira, Amanda Campos; o diretor do Fórum Rodolfo Aureliano, juiz Saulo Fabianne; o diretor do ITB, Paulo Jean; e outros magistrados e familiares do homenageado.
 

 

........................................................................................
Texto: Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Foto: Ivaldo Reges