Notícias

Ouvidor do TJPE e vice-ouvidor do Colégio de Ouvidores dos Tribunais de Justiça do país participam do XI Encontro Nacional dos Ouvidores do Judiciário

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco Waldemir Tavares de Albuquerque Filho (ouvidor do TJPE) e Eduardo Sertório (vice-ouvidor do Colégio de Ouvidores dos Tribunais de Justiça do País) estão participando do XI Encontro Nacional dos Ouvidores do Judiciário, em Maceió. Durante o encontro, o desembargador Sertório, atual segundo vice-presidente do TJPE , foi escolhido, por aclamação, para a Diretoria Geral do fórum.

Conselheiro do CNJ, Marcello Terto debateu sobre as Ouvidorias de Justiça e o papel na estruturação de dados para políticas judiciárias, trazendo números nacionais sobre a realidade atual da relação entre a Justiça e o cidadão.

“As Ouvidorias dos Tribunais de Justiça são a porta de entrada do espírito democrático no sistema de Justiça. É importante que o cidadão saiba que sua opinião é considerada na elaboração de políticas públicas e nas medidas para tornar o Judiciário mais efetivo”.

Durante a palestra, foi apresentado o projeto de desenvolvimento do Sistema Nacional de Ouvidorias pela Ouvidoria do CNJ, que visa promover a prospecção de boas práticas que vêm sendo adotadas pelo país.
Ainda durante o evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, destacou o crescimento das ouvidorias judiciais.

“A ouvidoria cresceu muito dentro do Judiciário. Ela é, na verdade, a caixa de entrada dos problemas que nós temos, para tentar melhorar os serviços que nós estamos prestando”, disse.

O desembargador Waldemir Tavares teve a incumbência de apresentar os desafios atuais da Ouvidoria frente à expansão da competência atribuída a este Órgão, expondo a dinâmica dos trabalho realizados pela equipe junto ao público externo e interno do TJPE.

"Restou decidido que o XII Encontro Nacional dos Ouvidores será realizado no primeiro semestre de 2025 e será sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco", pontou o desembargador Waldemir Tavares.
.........................................................................
Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE
Foto: Cortesia