Notícias

Maio Roxo: entendendo as doenças inflamatórias intestinais


 

Dando continuidade às ações de prevenção e promoção em saúde, a Diretoria de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (DS/SGP/TJPE) alerta integrantes da instituição e a sociedade sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII).

Durante o mês de maio, a atenção é concentrada nas doenças inflamatórias intestinais, que são condições crônicas que causam inflamação no sistema digestivo. Elas são mais comuns em adultos jovens, mas podem ocorrer em qualquer idade.

A colite ulcerativa e a doença de Crohn são os dois tipos principais de DII, e embora compartilhem algumas semelhanças, também têm diferenças importantes.

Colite Ulcerativa:

Afeta apenas o cólon (intestino grosso) e o reto (parte final do intestino);

A inflamação começa no reto e se espalha pelo cólon em direção ao intestino grosso;

Sintomas incluem diarreia frequente, sangue nas fezes, cólicas abdominais e urgência para evacuar.

Pode causar complicações, como desidratação e anemia.

Doença de Crohn:

Pode afetar qualquer parte do sistema digestivo, desde a boca até o ânus.

A inflamação pode ocorrer em qualquer lugar, não apenas na camada interna do intestino, mas também em camadas mais profundas da parede intestinal.

Sintomas variam, mas podem incluir dor abdominal, diarreia, fadiga, perda de peso e febre. Pode causar complicações fora do sistema digestivo, como inflamação nas articulações, pele, olhos e fígado.

Embora as causas exatas das DII não sejam completamente compreendidas, uma interação complexa de fatores genéticos, ambientais e imunológicos desempenha um papel importante em seu desenvolvimento.

O diagnóstico das DII geralmente envolve uma variedade de exames médicos, incluindo exames de sangue, colonoscopia, endoscopia e exames de imagem. Uma vez diagnosticadas, as DII são tratadas com uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir medicamentos para controlar a inflamação, terapia nutricional, mudanças na dieta e, em casos graves, cirurgia.

Ao observarmos o Maio Roxo, queremos aumentar a conscientização sobre as DII e oferecer apoio àqueles que vivem com essas condições. Junte-se a nós neste mês de conscientização e vamos trabalhar juntos para aumentar a compreensão, oferecer apoio e promover uma melhor qualidade de vida para todos aqueles afetados pelas doenças inflamatórias intestinais.

..............................
Texto: Diretoria de Saúde | TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE