Notícias

ESMAPE capacita 4.408 servidores(as) do TJPE em maio

No mês de maio, a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) embarcou em uma missão de capacitação em larga escala, beneficiando 4.408 (quatro mil quatrocentos e oito) servidores (as) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A ESMAPE visa fortalecer as habilidades e conhecimentos dos profissionais que desempenham funções cruciais no sistema judiciário estadual.

Para alcançar um público diversificado e descentralizado, o ensino não se limitou à capital. Os cursos serão ministrados também no interior de Pernambuco, levando educação e aprimoramento profissional diretamente aos municípios onde os servidores (as) estão. A oferta de ações educacionais abrange diferentes modalidades de ensino, incluindo educação a distância (EAD), remota síncrona e presencial. Essa diversidade permite que os alunos escolham o formato que melhor se adapta às suas rotinas e preferências de aprendizado.

Os temas abordados refletem a complexidade e a diversidade das responsabilidades dos servidores (as) do TJPE. Desde o domínio de sistemas e o uso de inteligência artificial até a gestão cartorária e a elaboração de ementas, os cursos oferecidos abrangem uma ampla gama de competências necessárias para o eficiente funcionamento do sistema judicial. Além disso, a ESMAPE reconhece a importância de capacitar os servidores em áreas que vão além das habilidades técnicas. Assim, formações voltadas para o enfrentamento ao assédio, o atendimento às pessoas com deficiência e o desenvolvimento de competências socioemocionais também estão entre as ofertadas pela Escola.

A juíza Fernanda Chuahy, coordenadora da Diretoria de Aperfeiçoamento e Formação de Servidores (DFAS), destaca a amplitude e a relevância dos cursos oferecidos: "Estamos retornando os cursos presenciais nos polos do interior com temas que atendem a diversas áreas, além de capacitação em gestão cartorária, uso do Chat-GPT e inteligência artificial."

Com essa iniciativa, a ESMAPE reafirma o compromisso em promover a excelência e a eficiência no serviço público, capacitando os servidores (as) do TJPE para enfrentar os desafios e demandas em constante evolução do sistema judiciário.

.........................................................
Texto: Pedro Pequeno