Navegação do site
A história em imagens: 90 anos do
Palácio da Justiça de Pernambuco
O Palácio da Justiça completa 90 anos de existência em setembro de 2020.
Projetada pelo arquiteto Giacomo Palumbo, com a colaboração de Evaristo de Sá, a atual sede da justiça estadual teve sua pedra fundamental lançada em 2 de julho de 1924, em meio às comemorações pelo centenário da Confederação do Equador, durante o governo de Sérgio Loreto e a administração do des. Abdias de Oliveira, presidente do então Superior Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Seis anos depois, já por ocasião do governo de Estácio Coimbra, a justiça estadual finalmente passava a contar com uma sede própria e o Recife ganhava mais um belo cartão postal.
São nove décadas de história em que pelas suas salas têm passado a realidade jurídica, política e social do estado, iniciada 108 anos após o chamado “grito do Ipiranga”, num 7 de setembro que entraria para a história da justiça pernambucana.
A exposição fotográfica A história em imagens: 90 anos do Palácio da Justiça de Pernambuco apresenta ao público fotografias e gravuras representativas dos lugares em que funcionou o órgão recursal de Pernambuco, desde a sua instalação até a construção de uma sede própria, na expectativa de oferecer às pessoas mais uma forma de compartilhar informações sobre a memória da instituição.
Fontes:
PERNAMBUCO. Tribunal de Justiça. Instalação do Tribunal de Justiça. Disponível em: https://www.tjpe.jus.br/web/tribunal-de-justica/historia. Acesso em: 19 ago. 2020.
REVISTA DE PERNAMBUCO. Recife: Repartição de Publicações Officiaes do Estado de Pernambuco, ano I, n. II, ago. 1924. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn001376.pdf.
Acesso em: 19 ago. 2020.
Clique na imagem para conferir a exposição virtual no Flickr do Memorial!