Ultimas Notícias

TJPE celebra Dia do Voluntário com mensagem àqueles que se dedicam à Justiça e à sociedade

 

Doar o seu tempo de forma espontânea e gratuita em prol da Justiça e da sociedade. É esta uma parte do dia dos 338 voluntários que integram o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Neste 28 de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional do Voluntário, o TJPE destaca a importância e a contribuição de cada uma dessas pessoas para uma Justiça mais eficiente. A data foi instituída por meio da Lei n. 7.352/85 e, desde então, é celebrada pelas entidades que trabalham com indivíduos que dedicam seu tempo as mais variadas causas.

De acordo com o gestor da Vara Única da Comarca de Terra Nova, Alex Cledyson Veríssimo, a iniciativa proporciona uma experiência mútua de aprendizado e ensino e contribui para a melhor prestação de serviço. “Com a chegada dos voluntários, a Comarca pôde contar com mais colaboradores na prestação dos serviços. Houve um aumento na produtividade geral e, consequentemente, uma melhora na qualidade do atendimento ao cidadão”, afirma o gestor da Vara, que conta com a cooperação dessas pessoas desde 2018.

Para o voluntário da 2ª Vara Regional de Execuções Penais da Capital, Rafael Davi Arantes Marques Evaristo, a experiência é enriquecedora e todo estudante deveria aproveitar essa oportunidade. “Saber que durante o dia sua atuação foi importante para determinada demanda judicial com um agradecimento da equipe e terminar o dia com o sentimento de satisfação e dever cumprido não tem preço”, diz o estudante, que resume seu sentimento em uma frase: “No maquinário da Justiça, o voluntário é peça dessa engrenagem”.
 
A gerente do Serviço Voluntário, Andréa Andrade, destaca a importância do auxílio desses colaboradores para a Justiça e a sociedade e felicita todos por essa dedicação. “Neste dia em que se comemora o Dia Nacional do Voluntário, parabenizo todos os voluntários, em especial aos que fazem parte do TJPE, pelo relevante trabalho em prol da sociedade desempenhando suas atividades com dedicação e contribuindo para uma Justiça mais célere”.

O Serviço Voluntário do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco foi criado em 2006, através da Resolução n. 191/2006, e é regulamentado pela Resolução n. 360/2013. Os interessados em contribuir devem participar da seleção simplificada promovida pela instituição ou fazer adesão voluntária.  Atualmente, o TJPE possui mediadores, estudantes e agentes de proteção voluntários que atuam nas Câmaras Privadas de Conciliação, Mediação e Arbitragem; nas unidades administrativas e judiciárias e nas Varas Regionais da Infância e Juventude respectivamente.

Comemoração – Para celebrar a data, será promovido, no dia 28 de agosto, às 13h30, o Ciclo de Palestras – Dia Nacional do Voluntário. A transmissão será realizada através do Google Meeting e o link será enviado aos participantes através do WhatsApp. Não é necessário se inscrever. O professor da Universidade Federal de Pernambuco, Bruno Severo Gomes, abordará o tema Felicidade e Motivação, e o professor da Universidade de Pernambuco, Luiz Edmundo Celso Borba, falará sobre Aspectos jurídicos relevantes do trabalho voluntário no setor público. 

..................................................       
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Imagem: iStock