Ultimas Notícias

Desembargador do TJPE, senadores e senadora recebem homenagens pelos 201 do Poder Judiciário pernambucano

O desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira, os senadores Humberto Costa e Fernando Dueire, e a senadora Teresa Leitão receberam, na manhã desta segunda-feira (18/09), a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, relativa aos 201 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede administrativa do Poder Judiciário estadual, e contou com a presença do corregedor-geral da Justiça estadual, desembargador Ricardo Paes Barreto. O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, conduziu a solenidade. 
 
As homenagens foram entregues nesta segunda-feira em decorrência de compromissos nas agendas das autoridades que impossibilitaram as presenças na solenidade comemorativa, realizada em 14 de agosto, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). A Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado é a mais alta condecoração do Poder Judiciário pernambucano e homenageia pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à causa da Justiça ou pelos seus méritos excepcionais no campo do Judiciário. Confira AQUI a lista com o nome dos agraciados e das agraciadas. 
 
Durante o evento, o presidente do TJPE enalteceu as qualidades e o compromisso com a causa da Justiça das autoridades homenageadas com a Medalha e o Diploma. "O desembargador Joaquim Nunes Machado foi um líder político de duas revoluções, e corresponde ao ideal de um povo aguerrido. A medalha é um símbolo de gratidão do Poder Judiciário independentemente do cargo que esteja sendo ocupado. É uma maneira de reconhecer e agradecer", destacou o desembargador que, em seguida, realizou a entrega da Medalha e Diploma. 
 
As autoridades agradeceram ao presidente do TJPE pelas homenagens. "É um motivo de muita honra estar aqui nesta Casa há quase um ano. O TJPE é um Poder de referência, com ideais libertários. Minha palavra aqui é de gratidão", frisou o desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira.
 
Prestigiaram a solenidade o 2° vice-presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves; o ouvidor do TJPE, desembargador Eduardo Sertório; o presidente do Tribunal Regional Federal de Pernambuco, desembargador André Guimarães; os desembargadores Alberto Virgínio, Cândido Saraiva, Alexandre Assunção, Agenor Ferreira, Jorge Américo, Itamar Pereira, Humberto Vasconcelos, Waldemir Tavares, Demócrito Ramos, Honório Gomes, Gabriel Cavalcanti, Eduardo Guilliod e Luiz Gustavo Mendonça; a desembargadora do TJPE Daisy Maria de Andrade; a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargadora Germana de Oliveira Morais. 
 
Também participaram juízes, juízas, servidores e servidoras do TJPE; membros do Ministério Público de Pernambuco e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco; além de representantes da Polícia Militar do Estado, Polícia Rodoviária Federal e dos Poderes Legislativo e Executivo.
 
 ....................................................................................
Texto e foto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE