Últimas Notícias

Vara da Infância e Juventude de Petrolina realiza audiências concentradas para combater indisciplina e evasão escolar

Fachada do prédio do Fórum de Justiça da Comarca de Petrolina, cidade localizada no Sertão de Pernambuco

Fachada do prédio do Fórum de Justiça da Comarca de Petrolina, cidade localizada no Sertão de Pernambuco

Nos dias 27 e 31 de agosto, a Vara Regional da Infância e Juventude (VIRJ) de Petrolina promoverá audiência com mais de 320 alunos de escolas públicas estaduais e municipais da Comarca. O foco da ação é o combate à indisciplina e à evasão escolar, respectivamente, nas unidades.

Foram convocados 161 alunos com histórico de evasão escolar e outros 160 envolvidos em situações de indisciplina, de 28 escolas da rede pública, que deverão comparecer à respectiva audiência acompanhados de seus responsáveis. Ambos os eventos ocorrerão às 9h, no Salão do Júri do Fórum Manoel Francisco de Souza Filho, localizado na Praça Santos Dummont, s/n, no Centro de Petrolina.

As audiências terão a participação de profissionais que apresentarão palestras sobre variadas temáticas, para a conscientização dos responsáveis e dos próprios alunos a respeito da importância da frequência e do bom comportamento do jovem no ambiente escolar. Os pais e os estudantes assinarão ata de audiência, comprometendo-se a regularizar a situação. Os casos reincidentes serão encaminhados ao promotor de Justiça para as medidas cabíveis.
                                                            
Para o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Franco Bacelar, os eventos têm a intenção de diminuir os índices de indisciplina e de evasão no contexto das escolas públicas da Comarca, orientando alunos e responsáveis sobre a importância da boa conduta discente e da continuidade nos estudos. "As audiências concentradas servem para fortalecer o laço entre justiça, escola e família. Com essa atuação conjunta, pode-se melhorar a qualidade do ensino na cidade", defende o magistrado.

Os alunos convocados para as audiências concentradas são cadastrados em processos administrativos individualizados. A equipe da Vara da Infância faz acompanhamento da escola e dos menores que foram convocados a fim de verificar a evolução do quadro no ambiente escolar.

.....................................................................................................................................
Texto: Ronia Barbosa | Petrolina | Colaboradora da Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE