Últimas Notícias

Tribunal divulga campanha da Fundação Terra

Integrantes do TJPE e da Fundação Terra reunidos, sentados, em volta de mesa na Presidência do TJPE

Desembargador Adalberto de Oliveira Melo (centro) e coordenadora Chames Balladares

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está engajado em campanha para arrecadação de fundos à Fundação Terra dos Servos de Deus. Por meio da declaração do Imposto de Renda, é possível realizar doação à instituição com sede em Arcoverde. Para tal parceria, em fevereiro, no Recife, o chefe do Judiciário estadual, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, recebeu a coordenadora de Mobilização de Recursos da Fundação Terra, Chames Balladares, pouco antes do início do período de abertura para envio das declarações.

O procedimento para doação é simples e, no site da Fundação Terra (www.fundacaoterra.org.br), é possível conferir o passo a passo de como fazer a doação via IR. Mais informações: (87) 3821-1542 e (87) 99991-1914 (WhatsApp).

Crianças atendidas pela Fundação Terra em sala de aula sorrindo

Crianças atendidas pela Fundação Terra

Saiba como destinar parte do IR para projetos sociais em Pernambuco

Você sabia que uma parte do seu Imposto de Renda pode ser doada para ajudar no futuro de crianças e adolescentes? Muita gente não sabe, mas a lei brasileira permite a toda pessoa física destinar até 3% do valor total do Imposto de Renda (IR) a instituições que desenvolvem projetos sociais, como a Fundação Terra. Até o dia 30 de abril, quem for acertar as contas com o Leão pode tomar uma atitude generosa e ajudar a fazer o bem. Para despertar essa consciência, a instituição social de padre Airton Freire promove uma campanha cuja proposta é sensibilizar o cidadão a ingressar nessa corrente solidária e doar parte do seu IR. E o melhor de tudo é que não precisa tirar um centavo a mais do bolso.

Segundo a Receita Federal, no ano passado, devido ao desconhecimento dos contribuintes, apenas 3,01% do potencial de R$ 100 milhões foram destinados para projetos sociais em Pernambuco. "Certamente, se as pessoas tiverem conhecimento que parte do que elas pagam para o Leão pode ser destinada para um projeto social sério e que ajuda a centenas de crianças carentes do Sertão de Pernambuco, elas contribuíram", afirma Chames Balladares, coordenadora de Mobilização de Recursos da Fundação Terra.

Para que o valor seja direcionado para a manutenção dos programas da instituição, no momento de informar para qual fundo deseja enviar sua doação, o contribuinte deve optar pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) de Arcoverde, onde fica a sede da instituição. Posteriormente, os valores doados irão proporcionar um futuro mais alentador para quase 1 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

Sobre A Fundação Terra – Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. 

Há mais de dez anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a creche Pleno Viver e o centro esportivo e cultural Renatu’s, com ações também na área de profissionalização. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.
....................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Roberto Fernandes | Cacoete Produções | Ascom TJPE
Texto: Rafael Paranhos | Fundação Terra
Foto: Cortesia