Navegação do site
Atividade aconteceu na comarca de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Estudantes participam de júri simulado
Com o intuito de promover a cidadania e o acesso à Justiça nas escolas, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Assistência Jurídica do Município de Lagoa do Carro, promoveu, na terça-feira (5/12), um júri simulado com 30 alunos da rede pública de ensino. O evento aconteceu no Fórum de Carpina, com estudantes entre 14 e 16 anos de idade, oriundos da Escola Municipal Jorge Camelo.
O júri simulado foi presidido pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Vitória de Santo Antão, Uraquitan José dos Santos, em parceria com a advogada e coordenadora da Assistência Jurídica de Lagoa do Carro, Mariselma Moraes, que esteve à frente da organização do evento.
Para o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, que representou o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, na ocasião, a iniciativa desperta o interesse dos estudantes para o mundo jurídico, além de mostrar à juventude como funciona, na prática, um julgamento. “Foi bonito ver os jovens imbuídos da responsabilidade que envolve um júri. Eles demonstraram segurança na representação e uma oratória impressionante. Muitas mães se emocionaram vendo a apresentação de seus filhos”, lembrou.
O júri simulado contou, também, com a atuação do juiz da Vara Criminal de Carpina, Rildo Vieira da Silva; e com a presença da prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo.
Equipe participante da atividade
..........................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Ascom TJPE