Últimas Notícias

Estudantes de Psicologia conhecem de perto o trabalho do NIAE da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE

Um grupo de estudantes de Psicologia da Universidades Católica de Pernambuco e do Centro Universitário Frassinetti do Recife - UniFAFIPE visitou o Núcleo Interprofissional de Assessoria Especializada (NIAE) da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A visita teve como objetivo proporcionar aos futuros psicólogos uma imersão no dia a dia do trabalho do profissional da área no âmbito do Judiciário, além de apresentar os diversos programas e projetos desenvolvidos pelo NIAE.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento de programas como o “Entrega Responsável”, que visa acolher adequadamente gestantes e puérperas que manifestem desejo de entregar seus filhos recém-nascidos para adoção, além do "Programa de Preparação aos Pretendentes à Adoção EAD", que oferece orientações e reflexões sociais, pedagógicas, psicológicas e jurídicas aos interessados de serem inseridos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
                           
O gerente do NIAE, o psicólogo Paulo Teixeira, destacou a importância de iniciativas como essa para a formação dos futuros psicólogos e para a missão da Coordenadoria. "A Coordenadoria, além da missão que qualificar o trabalho dos servidores e magistrados na área da infância e juventude, ela também pode contribuir na formação de novos profissionais, que no futuro podem trabalhar com questões ligadas à infância e juventude. Compartilhar o trabalho que realizamos, através dos nossos projetos e ações, também irá contribuir na mudança de olhar dos estudantes, fazendo com que eles tenham uma visão diferenciada sobre a infância, juventude e suas famílias, quando forem exercer suas atividades laborais", afirmou Teixeira. 

Os alunos se mostraram bastante interessados nos projetos apresentados e nas atividades desenvolvidas pelo NIAE. 

Sobre o NIAE:

O Núcleo Interprofissional de Assessoria Especializada (NIAE) da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Pernambuco é um órgão de apoio técnico especializado que atua na área da infância e juventude. O NIAE tem como objetivo prestar assistência técnica aos magistrados, servidores e demais operadores do sistema de justiça, além de desenvolver projetos e programas voltados para a promoção e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

..................................................................................................................
Texto: Ana Paula Santos | CIJ
Foto: cortesia