Últimas Notícias

“A Menina e o Gavião” tem lançamento no Palácio da Justiça

Público prestigia lanlamento de livro no Salão Nobre do TJPE

Evento reuniu representantes dos meios acadêmico, jurídico, político, cultural e social

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu, na quinta-feira (20/7), o lançamento do livro “A Menina e o Gavião” do advogado e membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, Arthur Carvalho. O evento, sediado no Salão Nobre do Palácio da Justiça, foi iniciado com o discurso do presidente Leopoldo Raposo que parabenizou o autor e todos os presentes ao evento. “Sinto orgulho e satisfação por colaborar na disseminar da cultura através da realização deste lançamento, pois livros transmitem o conhecimento, portanto libertam”, explanou o desembargador. Confira as fotos no Flickr do Judiciário estadual.
 
Em seguida, Artur Carvalho se pronunciou, revelando possuir um acervo de mais de 4 mil crônicas publicadas. O escritor agradeceu imensamente ao presidente Leopoldo Raposo pelo convite dele para lançar o livro de crônicas no Salão Nobre do Palácio da Justiça, revelando a tentativa de produzir um romance. “Se conseguir, espero também lançá-lo aqui”, disse.
 
Carvalho também agradeceu a todos que colaboraram com a obra que tem apresentação e prefácio de Abdias Moura e Ângelo Monteiro, respectivamente. Coube ao acadêmico José Mário Rodrigues a produção dos textos inseridos nas “orelhas” do livro. Jomard Muniz de Britto criou a contracapa; e o pintor José Cláudio, a capa. A revisão do livro foi de Laíse Rezende e de Ayrton Poeta. De acordo com números da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a primeira tiragem de “A Menina e o Gavião”, que reúne 200 crônicas, somou 1000 exemplares. Desse total, 750 foram vendidos.
 
Presenças – Além de familiares e amigos de Arthur Carvalho, prestigiaram o lançamento e noite de autógrafos de “A Menina e o Gavião”: o diretor do Centro de Estudos Judiciários e decano do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo; os desembargadores Marco Maggi e Eduardo Paurá; o desembargador aposentado Gustavo Lima; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Manoel de Oliveira Erhardt; o assessor da Presidência do TJPE, juiz Alberto Freitas; o juiz aposentado Adeildo Nunes; a deputada federal Luciana Santos; o vereador do Recife Jayme Asfora; a presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli; o presidente da Academia de Letras Jurídicas, Luiz Oliveira Andrade; os presidentes da Academia Recifense de Letras, da Academia Olindense de Letras e da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Carlos Bezerra Cavalcanti, Maria do Céu e Moisés Paixão respectivamente.
 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Duarte; o presidente da Comissão Anticorrupção da OAB-PE, Fernando Araújo; o presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem do Instituto de Advogados de Pernambuco, jurista Carlos Eduardo Vasconcelos; a secretária do escritório de advocacia Arthur Carvalho, Andreza Poliana; o presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, jornalista Múcio Aguiar; os representantes da Cepe, Armando Lemos e Luiz Napoleão, representando o presidente da instituição, Ricardo Leitão; os escritores Cícero Belimar e Waldênio Porto; o ex-secretário estadual de Educação, Edgar Matos; os representantes do Grupo Jayme da Fonte, Evandro da Fonte e Antônio Jayme da Fonte; e o jornalista Gladstone Vieira Belo também participaram do evento.
 
Sobre o autor –
Há 44 anos, Arthur Carvalho é articulista de jornais de Pernambuco, colaborando com crônicas e artigos de opinião. “A Menina e o Gavião” é o quarto livro do autor, que já lançou “Um Reencontro Inesperado” (1977), “Saca-trapo” (1996), “Escritas Atemporais” (2003) - coautor de uma antologia de articulistas do JC - e “Lua Branca” (2004). Arthur Carvalho também participou de coletânea Cronistas de Pernambuco (2010), organizada por Antônio Campos.
................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira