Notícias

Vídeo dirigido por servidor do TJPE concorre a prêmio de melhor clipe em festival espanhol

Frame do videoclipe Subjetivo, de Petrus Carvalho

O servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e secretário da 4ª Câmara Cível, Rafael Cacau, está concorrendo a um prêmio internacional. Ele roteirizou e dirigiu o videoclipe da canção “Subjetivo”, composição do músico Petrus Carvalho. A produção cinematográfica e musical foi selecionada para o festival espanhol indie Barciff (@barciff.spain), em Barcelona, e vai concorrer na categoria melhor clipe. A relação dos vencedores será anunciada em cerimônia no dia 24 de setembro, na cidade espanhola. Assista ao clipe: https://youtu.be/8MW-JVrB-I8.

O convite para dirigir o clipe ocorreu após o músico e psicólogo Petrus Carvalho conhecer o trabalho desenvolvido por Rafael Cacau na direção de 4 clipes para músicas do compositor Sérgio Gaia. “Conheço Petrus há mais de 15 anos. Havia uns 10 anos que a gente não se encontrava. Através de redes sociais a gente se encontrou, trocava ideias, mas com a pandemia a gente não via. O convite veio este ano, após ele conhecer meu trabalho na fotografia e os clipes de Sergio Gaia que dirigi. Ao todo foram 4 clipes até Petrus entrar em contato comigo”, comentou o servidor.

Segundo Cacau, cada clipe produzido por ele tenta traduzir em imagens as letras e as notas da canção. “Sempre que surge a proposta de dirigir um clipe, a primeira coisa que faço é sentar com o músico e entender o seu processo criativo. Saber qual foi a inspiração e o que ele visualiza com a própria música. Isso me ajuda a dar um norte. Uma vez escutei de um músico que ele transforma em som o que ele vê do mundo e meu trabalho é o inverso: transformar em imagens a música que escuto. Sempre fui muito visual, então, ao escutar música, consigo imaginar cenários, cores e faço conexões com filmes que sou apaixonado desde criança. Petrus é psicólogo e "Subjetivo", segundo o autor, é uma ode a singularidade humana, um reconhecimento das mútiplas facetas da pessoa. Assim, a ideia central foi tentar reproduzir o dia de qualquer um de nós que temos nossas obrigações e ao mesmo tempo procrastinamos por nossas angústias, prazeres, tédios e medo de fracassar”, afirma.

A participação de festivais e concursos de fotografia e produção audiovisual tem sido frequente para o servidor graduado em Direito pela UFPE e que possui 12 anos de atuação no TJPE. “Na fotografia, já participei de alguns concursos, tendo vencido inclusive o último concurso de fotografia do TJPE. No audiovisual, há um outro clipe, "Ladeira do fim do fundo", também de Sergio Gaia, que está disputando no Festival de Cinema Independente em Lisboa e um festival nacional, chamado Brazil New Visions Film. Nesse clipe trabalhei como diretor de fotografia. "Subjetivo" é o meu primeiro videoclipe a concorrer um prêmio enquanto diretor, roteirista e produtor. O roteiro e a produção eu fiz em parceria com Petrus Carvalho”, informa Cacau.

A paixão pela produção audiovisual foi incentivada pela família e amigos. “Sempre gostei de fotografia. Meu pai é fotógrafo hobbista e desde criança que fazia algumas fotos. Após entrar na fotografia digital e por insistência de amigos, em 2019, resolvi deixar a fotografia apenas como hobby para ser também um trabalho. Já a produção com audiovisual começou em 2020, logo após a primeira abertura do lockdown, quando um grande amigo cantor e compositor, Sergio Gaia, me convidou para fazer um clipe de suas canções criadas na pandemia. Não sabia nada de audiovisual e comecei a estudar até como uma forma de ocupar o tempo e a mente enquanto estávamos isolados durante a pandemia. Assim, durante o recesso junino do TJPE fizemos as gravações em studio e em Gaibu, na Vila de Nazaré e em outubro lançamos o clipe "Tempos de Pedra" de Sergio Gaia, também disponível no Youtube em seu canal”, relembra.

A canção "Subjetivo" é o single de lançamento do projeto autoral do músico Petrus Carvalhos. A música está disponível em todas as plataformas de streaming. O músico tem previsão de lançar um álbum completo em 2023. Até o fim do mês, mais dois clipes serão lançados com direção de Rafael Cacau.

.....................................................................................
Texto: Bruno Brito | Ascom TJPE

 

Veja o videoclipe: