Navegação do site
Vara da Infância e Juventude de Caruaru representará o TJPE no IV Simpósio Nacional em Socioeducação
A Vara da Infância e Juventude da 7ª Circunscrição em Caruaru vai representar o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no IV Simpósio Nacional em Socioeducação, na Universidade de Brasília (UnB). No evento, que acontece a partir da próxima quarta-feira (21/2), e segue até a sexta-feira (23/2), a equipe da unidade judiciária fará apresentação oral de sete trabalhos. A elaboração dos trabalhos foi efetuada pelas servidoras que integram a equipe interdisciplinar da Vara da Infância e Juventude de Caruaru, a psicóloga Mauriceia Pereira Arruda; e a assistente social Dayana da Silva Soares. Dois deles foram produzidos em parceria com a servidora Laura Lustosa, que integra a equipe de referência do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) de Caruaru.
O IV Simpósio Nacional em Socioeducação terá como tema Antirracismo, Direitos Humanos e Cenários de Resistência. O objetivo do evento é compartilhar conhecimentos entre gestores, servidores, socioeducandos e egressos do sistema socioeducativo, em busca do aperfeiçoamento das práticas de socioeducação no país e da promoção de saberes dos atores envolvidos voltados para uma socioeducação comprometida com os direitos humanos, com o reconhecimento dos jovens e adolescentes do sistema socioeducativo como sujeitos de direitos.
Os trabalhos que serão apresentados pela Vara da Infância e Juventude da 7ª Circunscrição em Caruaru vão abordar os seguintes temas: A atenção integral à saúde no contexto socioeducativo: A contribuição da atuação da equipe interdisciplinar de uma Vara Regional da Infância e Juventude (VRIJ) para o efetivo cumprimento das ações socioeducativas no eixo saúde; A experiência do Núcleo de Medidas Socioeducativas da equipe interdisciplinar em uma VRIJ; Inspeção Judicial: Uma estratégia de garantia de direitos de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa; O Mundão: Jornal dos adolescentes e jovens no cumprimento da medida socioeducativa de internação; O trabalho em rede: A experiência do Projeto Conexão; A atuação profissional de assistentes sociais na socioeducação: Relato de experiência do Grupo de Trabalho Fortalecer; e O direito à visita íntima na medida socioeducativa.
Os membros da Vara da Infância e Juventude da 7ª Circunscrição em Caruaru destacam a atuação do então titular da unidade judiciária, juiz José Fernando de Souza, no sentido de promover a intensificação das ações da equipe interdisciplinar da VRIJ de Caruaru voltadas às medidas socioeducativas. Tal medida culminou no desenvolvimento de diversas ações e experiências vivenciadas por meio da atuação de novos servidores junto à equipe a partir de março de 2022 e, também, a partir da interação com as equipes de referência das unidades socioeducativas de Caruaru.
"Ressalta-se a relevância da inserção do Tribunal de Justiça de Pernambuco, representado nas ocasiões pelas referidas servidoras da Vara Regional da Infância e Juventude da 7ª Circunscrição Judiciária Caruaru, em evento dessa natureza, com o objetivo de trocar experiências com abrangência nacional e, assim, contribuir com o tema em questão e aprimorar as estratégias de atuação e mediação das atividades no âmbito socioeducativo local", pontuou o magistrado. Em janeiro deste ano, a juíza Marina Bandeira Araújo Barbosa assumiu a titularidade da unidade.
Para saber mais sobre o IV Simpósio Nacional em Socioeducação, clique AQUI.
....................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Arte: Divulgação