Navegação do site
A Vara Única de Tabira, que possui competência de Tribunal do Júri na comarca, está com inscrições abertas para cidadãs e cidadãos que têm interesse em atuar como como jurados(as) voluntários(as) durante o ano de 2025. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 9 de outubro, devendo interessadas e interessados enviar cópias do documento de identidade (com informação de CPF) e comprovante de residência através do e-mail vunica.tabira@tjpe.jus.br, ou entregar, presencialmente, na Secretaria da Vara Única da Comarca de Tabira, no Fórum José Veríssimo Monteiro, localizado na Rodovia Vianeis Pires Liberal, Centro de cidade. O atendimento acontece em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Para participar da seleção, é necessário que o candidato e/ou a candidata atenda aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter idade mínima de 18 anos; não ter sido processado criminalmente; possuir boa conduta moral e social; estar em pleno gozo dos seus direitos políticos; comprometer-se a prestar o serviço de forma gratuita; e residir nos municípios de Tabira ou Solidão.
O Tribunal do Júri julga acusados(as) de prática de crimes dolosos contra a vida. A sua sessão é composta por juiz(a) de direito (presidente do Júri Popular) e 25 jurados(as), sendo sorteados(as) apenas sete dentre listados(as) para compor o Conselho de Sentença e, assim, decidir se o réu e/ou a ré é inocente ou culpado(a).
A atuação como jurado assegura os seguintes benefícios:
- Critério de desempate em concursos públicos
- Preferência em licitações públicas, em igualdade de condições
- Gratuidade de inscrição em alguns concursos públicos
- Abono de faltas no trabalho e nas aulas durante os dias de participação no júri
- Presunção de idoneidade moral
Para mais informações, é possível enviar e-mail para o endereço eletrônico vunica.tabira@tjpe.jus.br, ou comparecer presencialmente na Secretaria da Vara Única da Comarca de Tabira.
...................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE