Navegação do site
Atividade foi realizada através de parceria entre a Cefam/TJPE, Universo e Solidare
Em celebração ao Dia Nacional da Família, comemorado em 15 de maio, a Coordenadoria Estadual de Família (Cefam) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu uma ação em parceria com o Instituto Solidare e o Centro Universo Recife. O evento, que aconteceu na segunda-feira (9/5), na sede do instituto, teve como objetivo central a oferta de serviços de cidadania para beneficiar as famílias da comunidade do Coqueiral, no Recife.
Segundo a secretária Geral da Cefam TJPE, servidora Lara Brasileiro, eventos como este tem como meta debater temas do Judiciário de forma mais prática e fortalecer a rede de parcerias do Tribunal. “Faz parte da nossa competência não só ampliar o acesso ao atendimento jurídico, mas também fazer ações que visem às reflexões das famílias sobre a importância do papel destas no desenvolvimento dos filhos. Com isso e a adesão do público jovem, estimulamos a prevenção de conflitos e a mudança de postura em casos onde estes já existem”, declarou.
Sob coordenação de Kalyne Monteiro, do Núcleo de Prática Jurídica da Universo, estudantes do curso de Direito prestaram serviços jurídicos relacionados às áreas de Família, como aconselhamento sobre pensão, divórcio e guarda; usucapião; Direito do Consumidor; Direito Trabalhista; amparo assistencial, entre outros assuntos.
Também foram oferecidos pelos estudantes da instituição atividades de saúde como circuitos de educação física e fisioterapia personalizada, além de medição e orientações sobre peso, altura e pressão arterial. No que diz respeito à saúde mental, houve palestras dos temas “A importância da saúde mental” e “A importância da família no desenvolvimento dos filhos”. Ficaram encarregadas da área psicossocial as profissionais Rose Giusti, psicóloga e chefe do Núcleo de Atos de Pessoa, e Ana Glória de Araújo, assistente social.
O Instituto Solidare disponibilizou o espaço físico e toda a estrutura necessária à realização do evento. A organização sem fins lucrativos nasceu de uma associação entre a Igreja Batista do Coqueiral e várias lideranças comunitárias locais como tentativa de sanar problemas sociais e financeiros enfrentados por estas populações.
......................................................................................................
Texto: Ana Luiza Castro | Ascom TJPE
Foto: Cortesia