Navegação do site
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) esteve presente à abertura das Atividades Comemorativas ao Bicentenário da Confederação do Equador, realizada nesta terça-feira (2/7). Na ocasião, o Judiciário pernambucano foi representado pelo segundo vice-presidente, desembargador Eduardo Sertório; pelo diretor do Centro de Estudos Judiciários do TJPE, desembargador Evandro Magalhães; pelo desembargador aposentado, Jones Figueirêdo; e pela gerente do Memorial da Justiça do TJPE, Cristhiane Raposo. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, em Olinda, com a participação de diversas autoridades e do público em geral.
Promovidas pelo Governo de Pernambuco, as comemorações ao bicentenário vão se estender até o mês de julho de 2025 com a realização de diversos eventos. Nesse cenário de comemorações, o Memorial da Justiça de Pernambuco recebeu também a visita técnica de uma equipe do Senado Federal para debater estudos e pesquisas sobre a Confederação do Equador, visando parcerias para um alcance nacional da divulgação de ações de celebração.
Em agosto, a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE) será sede de um encontro entre historiadores(as) de todo o país com o objetivo de rediscutir e reposicionar a Confederação do Equador na historiografia nacional, com publicações inéditas sobre Frei Caneca. Nesse seminário, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, através da Comissão de Gestão e Preservação da Memória e do Memorial da Justiça, lançará uma Exposição Virtual sobre os 200 anos da Confederação do Equador.
.......................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: cortesia