Navegação do site
Lançamentos marcaram fim da gestão do desembargador Adalberto de Oliveira Melo
No Salão Nobre do Palácio de Justiça, em 31 de janeiro, foi promovido o lançamento de dois livros institucionais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Um deles aborda a trajetória do Coral da instituição, com o título “Vozes da Justiça: a história em versos do Coral TJPE – 2ª Edição”. Já a outra publicação é “Trupe do Faz e Conta: 20 anos do Grupo de Teatro do TJPE”. Confira os arquivos, clicando nas palavras a seguir: Coral e Grupo de Teatro. Fotos da solenidade em: https://photos.app.goo.gl/hUtNjzBCgv8ENo6m8
A solenidade foi aberta com o pronunciamento do assessor de Comunicação Social do TJPE, Francisco Danilo Shimada, que revisou os dois livros. Ele destacou a importância e a essencialidade da arte na vida humana ao citar a participação do Coral TJPE e da Trupe de Faz e Conta nos eventos do Tribunal desde a gestão presidente Leopoldo Raposo, quando veio a assumir a chefia da Assessoria de Comunicação Social do TJPE.
“Recentemente, foi compartilhado um texto, nas redes, que dizia que ‘Quando a criança anda, ela começa a dançar; quando fala, começa a cantar; e quando escreve, desenha’. Por isso, sou um eterno e feliz contemplador da arte”, disse o jornalista. Em seguida, agradeceu à equipe de servidores da Ascom e a todos os dirigentes e servidores dos demais setores do TJPE por todo o apoio e acolhimento. Ele enfatizou que estava grato por saber que a gestão do desembargador Adalberto de Oliveira Melo terminou “com um ato de promoção de cultura, portanto, de maneira festiva”.
Assim como Francisco Shimada, a diretora e atriz da “Trupe de Faz e Conta”, Sônia Bierbard, agradeceu a todos os publicitários, designers, fotógrafos e arquivista da Ascom/TJPE pela produção do livro, como também todos os profissionais do teatro envolvidos com a obra. Em discurso, ela resumiu a produção artística da Trupe desde o início de sua instalação. “Quero agradecer todo apoio recebido do presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que, como músico que é, tornou possível a nossa atuação como servidores-artistas da instituição.” Em seguida, atores da Trupe interpretaram um texto sobre sustentabilidade e atitude positiva perante a vida.
Na sequência, foram entregues buquês de rosas e livros para ex-integrantes da Trupe do TJPE. O presidente do Tribunal entregou exemplares para os atores e diretores Carlos Carvalho, Roger Bravo, Sandro Passos e Jair Rocha. Sônia Bierbard também foi homenageada pelos atores da Trupe com um buquê de rosas.
Já a respeito do Coral, a coralista Marília Medeiros contou a história do grupo em versos. No texto, lembrou a importância da ex-secretária de Gestão de Pessoas, que veio a falecer em 2016, Valéria Pragana, que a incentivou a escrever versos e a fazer parte do Coral TJPE, comandado pela maestrina Amilca Aniceto. Após a atuação do Coral, que cantou músicas populares de autores como Gilberto Gil e Luiz Gonzaga, o presidente do TJPE encerrou o evento, agradecendo todo o apoio às iniciativas culturais de sua gestão.
“Na posição de músico, agradeço a dedicação de todos os envolvidos para a concretização deste projeto: equipes do Coral; da Orquestra Criança Cidadã; do Grupo de Teatro; das secretarias vinculadas à Diretoria Geral, especialmente a de Gestão de Pessoas; e da Presidência, através das assessorias responsáveis por este trabalho: Cerimonial e Comunicação Social”, destacou o magistrado, acompanhado do desembargador Patriota Malta.No evento foram disponibilizados 90 exemplares de cada publicação para o público presente. As duas obras possuem textos redigidos pelo desembargador Adalberto de Oliveira Melo com o título “Palavra do Presidente”, discorrendo sobre os projetos culturais.
Vozes da Justiça – O livro traz fotografias das apresentações realizadas pelo Coral do TJPE acompanhadas de poemas escritos pela servidora Marília Medeiros. Cantata Natalina, visita a hospitais e confraternizações estão entre os temas abordados, exibindo as atividades culturais realizadas durante a gestão Adalberto de Oliveira Melo.
O projeto gráfico e a diagramação, bem como a revisão são da Ascom/TJPE. As imagens foram produzidas pelos fotógrafos Assis Lima e Gleber Nova; pela Agência Cacoete Produções; e por integrantes do Coral, além de organizadas pela bibliotecária da Ascom, Geni Dantas. Essa é a 2ª edição do livro que conta com 80 páginas.
Trupe do Faz e Conta – O livro "Trupe do Faz e Conta: 20 anos do Grupo de Teatro do TJPE" é organizado pela diretora da Trupe e relações públicas da Assessoria de Cerimonial do TJPE, Sônia Bierbard. A obra resgata os textos de todas as peças apresentadas pelo grupo formado por servidores e convidados, além de fotografias das apresentações.
Com 132 páginas, a publicação também tem projeto gráfico e diagramação da Ascom/TJPE. As imagens foram produzidas pelos fotógrafos Assis Lima e Gleber Nova, pela Agência Cacoete Produções e por integrantes do grupo, além de organizadas pela bibliotecária da Ascom, Geni Dantas. Na obra há uma dedicatória para 19 servidores que já integraram o grupo teatral do TJPE.
..............................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Alex Costa | Cacoete Produções | Ascom TJPE