Notícias

TJPE inaugura Casa de Justiça e Cidadania em Tacaratu



O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo de Conciliação (Nupemec), realizou a inauguração de uma Casa de Justiça e Cidadania no município de Tacaratu, sertão pernambucano. A cidade está situada na mesorregião do São Francisco, com distância de aproximadamente 453 km da capital, Recife.

De origem indígena, Tacaratu significa “Serra de muitas pontas ou cabeças”, devido às serras pontiagudas presentes na região, e é conhecida por sua exuberante produção artesanal em tecelagem, que exporta produtos para diversos estados brasileiros e até para outros países; pelo potencial do seu ecoturismo, com serras, grutas e cachoeiras que realçam a beleza do lugar, e agora o município também apresentará um diferencial, por ter um espaço destinado a garantia dos direitos da população.

A cerimônia de abertura da Casa de Justiça e Cidadania em Tacaratu aconteceu nesta segunda-feira(18/12), de forma online, às 10h. O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, fez um vídeo para prestigiar o evento. “É com muita alegria que participo, embora à distância, dessa solenidade de instalação da Casa de Justiça e Cidadania de Tacaratu", ressaltou o presidente.

Luiz Carlos defendeu que a iniciativa é a prova de que as autoridades municipais e o Poder Judiciário estão de mãos dadas para conseguir prestar serviços ao povo. “Assim, a população terá acesso aos serviços de boa qualidade, naquelas coisas mínimas que podem ser resolvidas, como a retirada de um documento, na tentativa de um acordo, e no acesso às informações”, afirmou.

O prefeito do município, Washington Ângelo, participou da solenidade e apresentou a equipe que dará assistência na unidade. “Sabemos a grande importância da abertura desta Casa de Justiça e Cidadania em Tacaratu. Esse espaço vai permitir um atendimento mais próximo à população, facilitando para o TJPE e para o trabalho do povo de Tacaratu. Assim, os cidadãos não terão que se deslocar para outra cidade para ter acesso aos serviços da justiça”. Além disso, a autoridade ressaltou que “a equipe responsável pela unidade de justiça possui bastante responsabilidade e que darão um forte apoio no desenvolvimento da Casa de Justiça e Cidadania”.

O coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões, pontuou que a instalação dessas unidades fazem toda a diferença na vida da população. “Essa é a 15° Casa de Justiça instalada na gestão do presidente Luiz Carlos. Então parabenizo o presidente e toda a equipe da Nupemec. Também agradeço o apoio do prefeito por essa parceria, a sua equipe e ao povo tacaratuense”, enfatizou o magistrado.

O desembargador também elogiou a organização dos profissionais que darão suporte a unidade de Tacaratu. "Prefeito, você já começou com uma equipe de primeira linha, dois advogados, conciliadores, uma assistente social, psicóloga, ou seja, essa é uma Casa de Justiça e Cidadania completa”. Além disso, destacou: “Em 2016 tínhamos apenas duas Casas de Justiça e Cidadania, mas agora, em 2023, estamos com 27 unidades espalhadas por Pernambuco, proporcionando cidadania e a possibilidade da mediação para a população. Agradeço o empenho de todos e desejo muito sucesso!", finalizou.

O coordenador setorial das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação do Nupemec, juiz Marcus Vinícius Torres, afirmou que a Casa de Justiça e Cidadania no município de Tacaratu terá muito êxito. "É sempre um prazer participar dessa solenidade, que tem sido cada vez mais comum, porque o TJPE e o Nupemec têm tido a preocupação de expandir os braços da conciliação para todo o Estado de Pernambuco. O desembargador Erik Simões abraçou essa causa com muita firmeza, contando com o apoio da juíza Mariana, e de toda a equipe do Nupemec”, disse o coordenador.

Da mesma forma, a coordenadora setorial das Casas de Justiça e Programas Especiais do Nupemec, juíza Mariana Vargas, declarou que os cidadãos de Tacaratu têm muito a ganhar com esse novo equipamento. “Estamos à disposição deste novo serviço a população de Tacaratu. Aproveito a oportunidade para parabenizar o presidente, pois, de fato, a grande maioria das Casa de Justiça e Cidadania foram inauguradas neste último biênio, também destaco o empenho do desembargador Erik e de toda a equipe do Nupemec”, concluiu Mariana.

Participaram da cerimônia online, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; o prefeito de Tacaratu, Washington Ângelo; o coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões; a coordenadora setorial das Casas de Justiça e Programas Especiais do Nupemec, juíza Mariana Vargas; o coordenador setorial das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação do Nupemec, juiz Marcus Vinícius Torres; a equipe da nova Casa de Justiça e Cidadania de Tacaratu e a do Nupemec.
...............................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Ascom TJPE
Foto: Divulgação