Com o objetivo de aperfeiçoar as ações desenvolvidas pela Justiça pernambucana e melhorar a comunicação interna da instituição, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, nesta semana, mais uma edição dos Encontros Regionais do TJPE: Gestão Participativa – Biênio 2020/2022. Desta vez, participaram da iniciativa magistrados, assessores de magistrados e chefes de secretaria das Comarcas da Zona da Mata Norte e Sul. As atividades tiveram início na última segunda-feira (21/9) com cursos no Moodle e terminam nesta sexta-feira (25/9), quando foram realizados uma videoconferência com os participantes, grupos de trabalho e plenária final.
Na abertura do encontro virtual, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, destacou a importância da integração entre magistrados e servidores para uma melhor prestação jurisdicional e o compromisso em desburocratizar o Judiciário. “Estamos buscando, cada vez mais, meios para uma prestação jurisdicional mais adequada e mais célere. O nosso compromisso é com o resultado, com a resposta à sociedade. Quem procura o Judiciário precisa e nenhuma questão pode ser eternizada”, disse o presidente.
Após a videoconferência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho onde discutiram o tema “O TJPE que queremos”. Neste momento, juízes e servidores apresentaram as dificuldades encontradas para a execução das atividades desenvolvidas nas unidades judiciárias e propuseram sugestões. Ao final da manhã, os oito grupos elaboraram um documento destacando os pontos mais importantes. Na plenária final, que aconteceu no período da tarde, o relator de cada grupo apresentou um assunto. Nesta ocasião, também foi realizada a sistematização das sugestões propostas pelos grupos de trabalho. Os itens não debatidos, devido ao tempo, serão compilados e encaminhados a todos os participantes.
Os Encontros Regionais do TJPE: Gestão Participativa – Biênio 2020/2022 tiveram início no mês de março, na Comarca de Petrolina. Devido à pandemia do Covid-19, as reuniões estão sendo promovidas virtualmente. Além das Zonas da Mata Norte e Sul e de Petrolina, os encontros foram realizados nas Comarcas de Garanhuns, Serra Talhada e Caruaru. No mês de outubro, magistrados, assessores de magistrados e chefes de secretaria do Recife e da Região Metropolitana do Recife, convocados através de edital conjunto do TJPE, da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), participam da iniciativa.
..........................................................................................
Texto e Imagem: Cláudia Franco | Ascom TJPE