O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Instituto JCPM de Compromisso Social começaram as tratativas para viabilizar uma parceria com objetivo de qualificar jovens e melhorar a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nesta terça-feira, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, recebeu a diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lucia Pontes.
O IJCPM atua, prioritariamente, com jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM, uma das maiores holdings empresariais do País.
Entre outras ações, o Instituto, que está presente no Recife, Salvador, Aracaju e Fortaleza, oferece treinamento e qualificação para elevar o potencial de empregabilidade da juventude, ampliar conhecimentos gerais, estimular a leitura e proporcionar orientação comportamental.
Nos últimos 15 anos, o IJCPM já atendeu mais de 45 mil jovens em Brasília Teimosa e no Pina. Grande parte deste contingente, atualmente, tem emprego formal em decorrência da qualificação que recebeu.
Já o TJPE, em parceria com outras instituições, desenvolve projetos como o #Partiufuturo, que busca promover experiências voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens em cumprimento de medida de Prestação de Serviço à Comunidade.
O TJPE também atua com a Assembleia Legislativa no programa Alepe Acolhe, que tem o propósito de qualificar a mão de obra de jovens com idade entre 14 e 17 anos que, após terem seus direitos violados, vivem em casas de acolhimento esperando uma oportunidade de serem adotados.
A ideia tanto do IJCPM e quanto do TJPE é unir suas experiências e, desta forma, criar oportunidades para que os jovens possam vislumbrar um futuro digno, com trabalho e renda.
Lucia Pontes veio ao TJPE acompanhada do coordenador de Projetos Sociais do IJCPM Carlos Duarte. Já o presidente Luiz Carlos Figueirêdo participou da reunião ao lado do vice-presidente do TJPE, desembargador Antenor Cardoso; do desembargador Francisco Bandeira de Mello, diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape); da juíza Hélia Viegas, coordenadora da Infância e Juventude do TJPE, do juiz auxiliar da Presidência Gleydson Lima e do diretor-geral do Tribunal, Marcel Lima.
.......................................
Texto e foto: Saulo Moreira | Ascom TJPE