Notícias

Sessão especial do Cine Aprendiz abordará o dia da Consciência Negra

A biblioteca do CICA (Centro Integrado da Criança e Adolescente), que é vinculada à Escola Judicial/ESMAPE, em parceria com a Coordenação da Infância e Juventude, exibirá nesta terça-feira, 12 de novembro, um curta-animação sobre Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra no Brasil Colonial. O evento terá também o filme Doutor Gama, uma obra cinematográfica que aborda a vida e o legado de Luiz Gama, outro grande nome da luta pela liberdade dos negros no Brasil.

A programação será voltada para adolescentes e jovens inseridos nos programas Jovem Aprendiz e Partiu Futuro – todos lotados no TJPE - e tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância histórica da resistência negra e a luta pela abolição da escravatura, com foco na figura de Zumbi dos Palmares e também na trajetória de Luiz Gama. 

O evento incluirá ainda palestras e debates. Sobre essa temática tão singular, o bate-papo terá um convidado especial: José Augusto da Silva Andrade, produtor cultural, músico e instrutor musical pelo Centro Cultural Quilombo do Catucá, situado em Camaragibe. José também é membro organizador do Núcleo de Educação Afro-Brasileira e Indígena do IFPE – campus Recife - e fundador do Comitê de Juventude de Roda de Fogo.

Zumbi dos Palmares: Ícone da Resistência Negra

Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, no estado de Alagoas, e se tornou um dos maiores símbolos da resistência à escravidão no Brasil. Embora tenha nascido livre, Zumbi foi capturado aos sete anos e entregue a um padre católico, onde recebeu o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, mas aos 15 anos retornou ao Quilombo dos Palmares, uma comunidade formada por africanos fugitivos da escravidão, situada na Serra da Barriga, hoje município de União dos Palmares, em Alagoas.

Como líder do Quilombo, Zumbi foi um defensor incansável da liberdade e da preservação da cultura africana. Sua luta durou até sua morte em 1695, quando foi traído e capturado pelas forças coloniais. Hoje, Zumbi é lembrado como símbolo da resistência negra e sua morte, em 20 de novembro, é comemorada como o Dia da Consciência Negra, um momento de reflexão sobre a história e a contribuição do povo negro para a construção do Brasil.

A Exibição do Filme Doutor Gama - A grande atração do evento será a exibição do filme Doutor Gama, que traz à tona a história de Luiz Gama, um homem negro que se tornou um dos mais respeitados advogados do Brasil no século XIX e utilizou as leis para libertar mais de 500 pessoas escravizadas. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos de idade para pagar dívidas de jogo de seu pai. Apesar de ser escravizado, Gama se alfabetizou, conquistou sua liberdade e se tornou um importante abolicionista e defensor dos direitos dos negros.

Através do filme, os participantes terão a oportunidade de conhecer a trajetória de Gama, um dos principais responsáveis pela luta pela abolição da escravidão no Brasil. Ele usou sua formação jurídica para combater o sistema escravocrata e, além de ser um ícone da abolição, foi um importante republicano, que influenciou e inspirou gerações inteiras na luta por justiça social.

Doutor Gama é mais do que um filme sobre a vida de um homem. É um retrato de coragem, luta e determinação, que resgata a história de um dos maiores heróis nacionais, cuja trajetória, muitas vezes negligenciada, merece ser celebrada. O filme será uma excelente oportunidade para os jovens compreenderem a importância de Luiz Gama no processo de abolição e nas lutas pela igualdade racial.

O evento da Biblioteca do CICA não se limita à exibição de filmes e palestras, mas visa também engajar os participantes em uma reflexão mais profunda sobre a luta contra o racismo e a importância da liberdade e da justiça. A discussão sobre Zumbi dos Palmares e Luiz Gama reforça os valores de resistência, igualdade e a importância de se lutar por uma sociedade mais justa, como exemplificado pelos dois grandes heróis da história brasileira.

 

........................................................................................................
Texto: Ana Paula Santos | CIJ
Imagem: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE