Notícias

Secretaria de Tecnologia de TJPE apresenta experiência do PJe em workshop nacional

Juliana Neiva e João Tiago pessoa durante apresentação sobre dados do PJe 

A experiência do Processo Judicial eletrônico (PJe) no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi apresentada durante o Workshop Tecnologia e Inovação: Perspectivas para a Justiça Estadual Brasileira. O evento, que acontece em Maceió, é organizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em parceria com o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). Nesta sexta-feira (2/8), a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPE, Juliana Neiva, fez uma apresentação conjunta com o diretor de Sistemas da Setic, João Tiago Pessoa. 

Em sua abordagem, Juliana Neiva mostrou a linha do tempo do PJe no Judiciário pernambucano, desde a sua implantação por meio de projeto piloto no ano de 2011, passando por diversos marcos importantes, até a migração do sistema para arquitetura de nuvem, em 2024. “Todo esse trajeto ocorreu concomitantemente a evoluções tecnológicas do sistema e essencial priorização e patrocínio das gestões do tribunal nesses 13 anos, bem como da atuação contínua do comitê gestor do PJe do TJPE”, explicou. 
 
Ela apresentou ainda números que demostram a abrangência e importância do PJe no TJPE, que atende cerca de 840 unidades judiciais e um total de 5,8 milhões de processos, entre arquivados e em tramitação. Ressaltou também que a jornada de evolução do PJe no TJPE continua com destaque para migração do PJe 2° Grau que ocorrerá ainda nesse mês de agosto. 

“Apresentamos a rede de governança existente, o comitê do Pje dos tribunais de justiça dos estados e sua relevância para a comunidade de tribunais que utilizam o sistema e ainda a os benefícios que a adoção do Pje nos proporciona, como flexibilidade para customizar fluxos, facilidade nas adequações para integração à PDPJ e rede colaborativa de desenvolvimento do sistema com CNJ e outros tribunais”, completou Juliana Neiva.  

Em seguida, o diretor de Sistemas da Setic, João Tiago Pessoa, apresentou a arquitetura tecnológica do sistema, o avanço obtivo com a migração para a nuvem, além de explicar os avanços que o PJe tem apresentado, as ações que estão sendo planejadas a curto e médio prazos e as principais funcionalidades do sistema. 

O evento vai acontecer até o próximo sábado (3/8), com o debate sobre sistemas de automação, uso da tecnologia artificial, diagnósticos, entre outros temas. O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, os desembargadores Alexandre Pimentel, Paulo Augusto Oliveira e Stênio Neiva, e o juiz José Faustino Macedo também compareceram ao evento.

 

..........................................................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE 
Foto: Caio Loureiro | Diretoria de Comunicação TJAL