Navegação do site
A Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplan) apresentou, em reunião realizada na última terça-feira (11/7), o resultado obtido durante a 1ª Semana de Autoinspeção 2023 do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A iniciativa busca desenvolver a cultura de arquivamento de processos através de monitoramento dirigido com a finalidade de reduzir a taxa de congestionamento nas unidades judiciárias. A 1ª edição deste ano aconteceu no período de 22 de maio a 2 de junho. Em outubro, será realizada uma nova edição. Confira o relatório final.
De acordo com o relatório apresentado, o objetivo de diminuir em dois pontos percentuais a taxa de congestionamento líquida de conhecimento (TCLC) em comparação à de julho de 2022 foi alcançado, passando de 67,53% para 65,43%. Durante a 1ª Semana de Autoinspeção 2023 e os Atos Preparatórios, estes últimos realizados de 16 a 19 de maio, mais de 95.800 feitos dos 145.262 processos-alvos foram movimentados. Compõem o número de movimentação, os mais de 38.700 processos impulsionados, ou seja, arquivados definitivamente ou provisoriamente, baixados, suspensos ou remetidos em grau de recurso; e os mais 57 mil feitos que possuíram qualquer movimentação diferente das citadas.
Na reunião também foi citada a diminuição de contato das unidades para esclarecimentos procedimentais na realização das atividades advindas da Semana da Autoinspeção. O encontro contou com a participação de chefes de secretaria, convidados pela Auditoria de Inspeção para dar opiniões sobre a iniciativa e sugerir propostas de melhorias. Participaram da 1ª Semana da Autoinspeção 2023 do TJPE as unidades judiciárias de 1º grau, os Juizados Especiais e os Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de todo estado.
…………………………….
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Imagem: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE