Notícias

Restaurado, quadro de Murillo La Greca retorna à Presidência do TJPE

 
Após a conclusão dos reparos necessários, a obra “Os Últimos Fanáticos de Canudo”, do artista plástico pernambucano Murillo La Greca, está de volta ao Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
 
Foram aproximadamente seis meses de um trabalho cuidadoso e delicado de restauração da imensa tela, que daqui a dois anos estará completando 100 anos. 
Cumpridas as etapas, a pintura retornou à parede com seus contornos e cores originais, podendo ser apreciado em sua magnitude inicial.
 
O principal cuidado da conservadora-restauradora Pérside Omena, responsável pela intervenção, era trazer de volta a originalidade de criação do artista. “Nitidamente percebemos que a pintura estava em deslocamento generalizado. Fizemos a refixação da camada pictória para não perder a pintura. E fizemos este procedimento na mesa térmica com sucção”, relatou Pérside, que pertence ao ateliê Grifo, situado no bairro do Poço da Panela.
 
O novo processo de restauração se deu por conta do desgaste que o tempo impôs à tela. Ela já havia atravessado outros processos de reavivamento, mas alguns produtos utilizados acabaram trazendo fragilidade ao trabalho do renomado pintor. “Foi preciso até clarear pontos na imagem, para que ela retornasse à inspiração inicial do pintor e desenhista. Removemos toda cera de abelha, que escurecia o desenho. Fizemos toda a limpeza”, acrescentou Omena, que teve o auxílio de outras cinco pessoas durante o processo.
 
O passo seguinte à limpeza do quadro foi o reentelamento, onde a restauradora utilizou um tecido 100% linho. Minuciosamente, a intervenção foi feita exatamente nas lacunas onde o verniz sofreu oxidação, o que deixou o aspecto da tela amarelado.
 
Por fim, o contentamento estava estampado no rosto dos profissionais que realizaram o serviço, bem como nos servidores do TJPE que acompanharam a volta do objeto ao seu devido lugar. “Trata-se de uma obra histórica, prestes a completar 100 anos. O Tribunal de Justiça de Pernambuco se orgulha em devolver essa obra à sociedade. E ter esse cuidado com o trabalho de um artista pernambucano é nosso dever”, explicou Carlos Alberto Vilarinho, servidor lotado no Memorial da Justiça do TJPE.
 
O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, que determinou a restauração da tela em março passado, também celebrou a volta da obra de arte. “O quadro é parte do patrimônio artístico do Tribunal de Justiça de Pernambuco. E a preservação do patrimônio é uma obrigação de todos nós. Todos que chegam ao gabinete ficam impressionados com a beleza da obra de La Greca”, disse.
 
....................................................................
Texto: Ana Paula Santos | Presidência TJPE
Foto: Saulo Moreira | Ascom TJPE