Navegação do site
Programa Abrindo Portas do Nupemec recebe estudantes de Direito da UPE que atuarão em Câmara de Conciliação
O grupo foi recebido pelo desembargador Erik Simões e as servidoras Marcela Guerra e Cleide Farias.
O Programa Abrindo Portas do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Numepec - TJPE) recebeu a professora de Direito, doutora Wanilza Fortuna, e três estudantes de Direito da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), Wislayde Fernanda Aniceto, Larissa Milena Lima e Eduarda Brasil Gomes. As três universitárias vão atuar na Câmara de Conciliação da instituição de ensino e conheceram, na ocasião, a estrutura completa do programa de resolução pacífica de conflitos do TJPE, realizado por meio de Centrais e Câmaras de Conciliação e Casas de Justiça em todo o Estado.
A apresentação foi realizada pelas servidoras Marcela Guerra e Cleide Farias na manhã da última quarta-feira (23/08) em sala de audiência do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. O coordenador geral do Nupemec, desembargador Erik Simões, recebeu as estudantes e a professora dra. Wanilza Fortuna. “Sejam bem-vindas ao nosso Núcleo de Conciliação do TJPE. Ficamos muito felizes em contribuir com a formação de novos estudantes e já nos disponibilizamos para realizarmos ações em parcerias com Câmara de Conciliação da UPE durante a Semana Nacional de Conciliação que ocorrerá entre os dias 6 a 10 de novembro de 2023”, declarou o desembargador.
As três graduandas estão no 2º período do curso de Direito e estão animadas com o estágio que realizarão na Câmara de Conciliação da UPE. “Esse será meu primeiro estágio, meu primeiro contato com a área jurídica. Estou gostando bastante. Eu não tinha escutado nada sobre conciliação e mediação antes. Fazer parte desse projeto que é a Câmara de Conciliação na UPE será importante para trabalhar esses dois conceitos e ter o contato direto com a população vai ser gratificante. Uma experiência única que pretendo explorar profissionalmente no futuro”, afirmou a estudante Wislayde Fernanda Aniceto, 19 anos.
Para a professora de Direito da UPE, doutora Wanilza Fortuna, a presença de uma Câmara de Conciliação na Universidade para que os estudantes possam fazer prática jurídica auxiliará na boa formação dos futuros profissionais e prestará um serviço relevante à população. “É um incentivo à mudança de cultura jurídica para essa nova geração do Direito. Os alunos terão a oportunidade de conhecer um sistema e ferramentas de conciliação e mediação que serão importantes na atuação profissional futura. Por outro lado, a Câmara também nos auxiliará a contribuir com a sociedade por meio da solução pacífica de problemas e conflitos”, disse Fortuna. Na UPE, a Câmara de Conciliação está ligada ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Graduação de Direito, sob a coordenação atual do professor de Direito Danilo Heber.
As estudantes Eduarda, Larissa e Wislayde, a professora dra. Wanilza e as servidoras do TJPE, Cleide e Marcela, em visita à Central de Conciliação do Recife no 5º andar do Fórum Des. Rodolfo Aureliano.
...............................................................................................
Bruno Brito | Ascom TJPE
Fotos: Joelton Ivson | Inova Propaganda