Navegação do site
Foram cinco dias de atividades intensas. Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Ricardo Paes Barreto, ocupou o cargo de prefeito do Recife entre os dias 5 de 9 de abril. Nesse período, cumpriu uma agenda de trabalho repleta de compromissos internos e externos. Desde o início, ele decidiu que faria tudo que estava previamente programado pelo prefeito João Campos.
A transmissão do cargo aconteceu na sexta-feira (5) por volta de meio-dia, numa solenidade prestigiada por magistrados e políticos. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, estiveram presentes. “Nesses poucos dias pretendo me dedicar ao máximo e dar seguimento a toda a agenda do prefeito, que já estava pronta antes de eu assumir temporariamente. Iremos inaugurar obras em morros, creches, parques e praças, além de todos os compromissos internos, sempre olhando pelas pessoas da cidade. Sou apaixonado por Pernambuco e mais ainda pelo Recife”, afirmou o prefeito em exercício na oportunidade.
Ricardo Paes Barreto assumiu a PCR porque o prefeito João Campos viajou a trabalho para os Estados Unidos. Por força da legislação eleitoral, que cria restrições para candidatos na eleição de outubro, nem a vice-prefeita Isabella de Roldão nem o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, puderam assumir. Foi uma situação inédita porque um presidente de TJ jamais tinha comandado a prefeitura de uma capital. Após empossar o primeiro-vice-presidente do TJPE, desembargador Fausto Campos, como presidente em exercício do Tribunal , Ricardo Paes Barreto intensificou os compromissos no executivo municipal.
No sábado (6) pela manhã, ele foi ao Alto José Bonifácio, onde a PCR entregou obras de infraestrutura para evitar deslizamentos de barreiras, investimento foi de R$ 1,7 milhão, realizado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). No Córrego do Euclides e rua Alto do Bambuí, no Vasco da Gama, ouviu as pessoas e teve a oportunidade de explicar a importância das obras. Em seguida, o prefeito em exercício foi para o bairro do Hipódromo, também na Zona Norte. Lá, conversou com a população, caminhou e entregou a Praça Ulisses Leon de Oliveira.
A agenda do domingo (7) foi intensa. Ricardo Paes Barreto visitou a obra do hotel e do centro de convenções que estão sendo construídos no Cais de Santa Rita. Lá, conversou com executivos da empresa sobre o projeto que vai mudar a face do bairro. De lá, ele seguiu para o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, onde lançou o projeto da Regata Recife, evento que será incorporado ao calendário turístico da capital.
A segunda-feira (10) também foi repleta de visitas e compromissos. Pela manhã, ele foi à Escola Creche Presidente Tancredo Neves, no Barro, que, ampliada e reformulada, integra o Programa Infância na Creche. Acompanhado do secretário de Educação da PCR, Fred Amâncio, ele conheceu as dependências da escola e da creche, conversou com professores, com líderes comunitários e ficou encantado com a qualidade do equipamento. De volta à PCR no final da manhã, concentrou seu trabalho em despachos internos. Como prefeito em exercício, ele e o presidente em exercício do TJPE, Fausto Campos, firmaram um contrato de adoção da Praça Dezessete, no bairro de Santo Antônio, próxima ao Fórum Thomaz de Aquino, onde funciona a Corregedoria Geral da Justiça.
O Tribunal ficará responsável pela conservação do espaço público pelo prazo inicial de cinco anos. Antes da assinatura do acordo, Ricardo Paes Barreto recebeu visita de cortesia do senador Fernando Dueire. Além do encontro com o parlamentar, ele se encontrou com o comodoro do Cabange Iate Clube, Altair Júnior, e Delmiro Gouveia, presidente do Conselho Deliberativo do clube.
O almoço também foi de trabalho, com procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho; o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdecir Pascoal, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro.
Após as agendas no gabinete da Prefeitura do Recife, o desembargador Ricardo Paes Barreto participou da instalação de um enorme e simbólico banco vermelho, na Avenida Rio Branco, na praça em frente ao restaurante Poeta. A iniciativa faz parte do Movimento Banco Vermelho, projeto internacional de enfrentamento ao feminicídio, e é realizada pelo Instituto Banco Vermelho, em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Recentro e Uninassau .
Na terça-feira (9), antes de entregar o cargo ao prefeito João Campos, Ricardo Paes Barreto encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores dando o nome de Alameda do Palácio da Justiça a um trecho que vai do Palácio da Justiça, na Praça da República, até à margem do Rio Capibaribe. Ao encerrar sua passagem à frente da PCR, o desembargador fez questão de agradecer a todos os servidores e servidoras que o ajudaram. “Gostaríamos de expressar nossa gratidão a cada um(a) de vocês pelo apoio, eficiência e gentileza demonstrados durante o período em que o Des. Ricardo Paes Barreto esteve à frente da Prefeitura do Recife. Vocês foram fundamentais para o sucesso das iniciativas e projetos que empreendemos em prol do bem-estar e progresso de nossa cidade. Durante esse tempo, pudemos testemunhar de perto o comprometimento e a dedicação de todos(as). Desde os desafios mais complexos até as tarefas mais cotidianas, cada um(a) demonstrou um profissionalismo exemplar, contribuindo significativamente para o funcionamento eficaz da administração municipal. Agradecemos pela colaboração incansável, dedicação e pelo espírito de equipe exemplar demonstrado ao longo desse período desafiador, engrandecedor e gratificante. Contamos com cada um de vocês para continuar fazendo a diferença em nossa cidade, contribuindo para um futuro ainda mais promissor para todos(as) os(as) cidadãos(ãs) do Recife”, escreveu em cartão encaminhado aos funcionários e funcionárias da Prefeitura do Recife.
...........................................................................
Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE
Fotos do mosaico: Ivaldo Reges | Ascom TJPE