Navegação do site
A medida busca agilizar o andamento de ações criminais na Comarca
Começou a funcionar, nesta quarta-feira (11/2), a Vara Criminal de Belo Jardim, no Agreste do Estado. A solenidade foi comandada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves. A medida busca agilizar o andamento de ações criminais na Comarca.
A nova unidade funciona no Fórum da cidade, localizado na Praça João Torres Galindo. O juiz Renato Dibachti é responsável pela Vara. Atualmente, existem 3.842 processos criminais em tramitação em Belo Jardim.
Segundo o presidente Frederico Neves, a nova unidade tem uma função essencial no combate ao crime. "O Judiciário presta um serviço fundamental de resolução de conflitos, na busca de uma vida melhor para as pessoas. Sendo assim, não pode estar distante dos cidadãos. Com os olhos voltados para essa premissa, estamos instalando essa unidade, que facilita, ainda mais, o acesso da população à Justiça", destacou.
A juíza Simony de Fátima de Oliveira Emerenciano, diretora do Foro de Belo Jardim, afirmou que a instalação da unidade atende uma demanda já existente na Comarca. "A instalação da Vara Criminal é resultado de uma atuação integrada entre os vários segmentos da sociedade civil de Belo Jardim, do Judiciário e de autoridades locais. Essa medida atende uma demanda permanente e permite uma atuação proficiente da Justiça. É uma iniciativa de uma gestão comprometida com a prestação judicial e que tem investido no aparelhamento do Judiciário", explicou.
O prefeito do município, João Mendonça, também participou da solenidade e reforçou que a nova unidade vai atender às necessidades da população. "Essa unidade permite uma Justiça mais rápida e eu só tenho a agradecer a atuação do presidente do Tribunal, que entendeu essa necessidade e nos atendeu de forma tão rápida", declarou.
O evento ainda contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores do município, Gilvandro Estrela, do defensor público geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, do presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco, desembargador Antenor Cardoso, e dos juízes Mariana Vargas, assessora da Presidência, João Targino, representando a Corregedoria Geral de Justiça, Hugo Vinícius Mendes, José Fernando Santos de Souza e Orleide Rosélia Nascimento Silva.
Defensoria – Após o evento, o presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, prestigiou a instalação da unidade da Defensoria Pública em Belo Jardim. O defensor Manoel Jerônimo afirmou que, assim como o Judiciário, tem o interesse de aproximar o órgão da população. O desembargador Frederico Neves elogiou a iniciativa.
Cidadão – Na mesma data, o chefe do Judiciário estadual foi agraciado com o título de cidadão de Belo Jardim. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores. Segundo Gilvandro Estrela, a rapidez do desembargador Frederico Neves em atender a uma necessidade da cidade com a instalação da Vara Criminal demonstrou o comprometimento dele com uma prestação jurisdicional mais eficiente.
"Me sinto muito honrado com este gesto. Belo Jardim é uma cidade de pessoas sérias, dignas e trabalhadoras. Só sinto-me orgulhoso de ser considerado, agora, filho desta terra", afirmou o presidente do TJPE. Também foram homenageados com o título os desembargadores Eduardo Paurá, corregedor Geral de Justiça, e Marco Maggi e os juízes João Targino, Hugo Vinícius Mendes e José Fernando Santos de Souza.
........................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira