Navegação do site
O consultor do Prêmio Innovare, Rafael Cavalcanti, e o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, no Palácio da Justiça
O presidente do Tibunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, recebeu a visita do consultor do Prêmio Innovare, Rafael Cavalcanti, nesta terça-feira (9/4), no gabinete da Presidência do Judiciário estadual pernambucano, no Palácio da Justiça. No encontro foi destacada a relevância da inscrição de servidores (as) e magistrados (as) na iniciativa, que termina no dia 26 de abril.
Entre todas as práticas inscritas, haverá um Prêmio Destaque para iniciativas que tenham como tema Meio Ambiente e Sustentabilidade. As demais categorias (Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, e Justiça e Cidadania) terão tema livre. O Innovare também vai premiar uma prática indicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na categoria CNJ.
"O Innovare é um prêmio que busca aprimorar a atuação no Judiciário com novas boas ideias. Nós pedimos, enquanto gestores do Poder Judiciário Pernambucano, que as servidoras e os servidores, as juízas e os juízes, as desembargadoras e os desembargadores, que tenham um bom projeto de inovação, que se inscrevam no site do Innovare. Nós incentivamos a inscrição porque Pernambuco precisa mostrar a eficácia e o pioneirismo dos trabalhos aqui desenvolvidos para o país", pontuou o presidente do TJPE.
Todos os anos são identificados projetos de todo o país que representem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare vem trabalhando para identificar e colocar em evidência iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da Justiça.
“Já são 20 anos do prêmio e isso traz muita alegria porque demonstra que as pessoas do meio Judiciário têm muito a contribuir ainda para a sociedade brasileira. O Innovare traz vários benefícios: primeiro a divulgação de ideias para toda a sociedade e, segundo, estimula outras pessoas que têm uma ideia, mas nunca souberam que existe uma maneira de expressá-las para o resto do Brasil e o Innovare é um canal”, defende Rafael Cavalcanti.
Seleção - Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do Supremo Tribunal Federal, Superio Tribunal de Justiça, Tribunal Superior de Trabalho, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.
O Conselho Superior do prêmio é composto por associações representativas do mundo jurídico: Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Advocacia Geral da União (AGU), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Prêmio completa 20 anos em sua 21ª edição
Histórico - Em 2024, o Innovare comemora 20 anos de existência. Desde 2004, quando foi realizada a primeira edição, o Prêmio Innovare já destacou através de prêmios e homenagens 284 iniciativas, promovendo e estimulando a replicação das boas práticas da justiça brasileira em todo o país.
Além dos trabalhos premiados, o Innovare mantém um Banco de Boas Práticas aprovadas pela curadoria especializada da Coordenação e pelos consultores Innovare e Datafolha, que visitam cada uma delas antes de recomendar a inclusão no banco.
Como realizar a inscrição
Os membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e da Advocacia interessados em apresentar práticas inovadoras, que beneficiem a Justiça do Brasil, devem acessar o site www.premioinnovare.com.br, conhecer o regulamento, e preencher a ficha de inscrição.
..........................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto: Ivaldo Reges | Inova Propaganda