Navegação do site
Autoridades descerram placa de instalação da 2ª Vara da Comarca de Bom Conselho
Localizada no Agreste pernambucano a 288 quilômetros de distância do Recife, a comarca de Bom Conselho teve os serviços judiciários ampliados para a população. Na manhã de terça-feira (29/11), a 2ª Vara foi instalada no Fórum Doutor Orlando Cavalcante de Albuquerque pelo primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Antenor Cardoso, que representou o desembargador-presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo na solenidade. Confira as fotos da cerimônia AQUI.
“Com a ampliação da prestação jurisdicional, buscamos voltar o Judiciário para a população e nos aproximar ainda mais das pessoas, uma vez que os nossos patrões são o povo de Pernambuco. A instalação da 2ª Vara representa um compromisso do presidente Luiz Carlos, da Mesa Diretora e das equipes do TJPE. É um primeiro passo, seguido da futura nomeação de magistrada ou magistrado para a unidade, uma vez que estamos com um concurso público em andamento”, destacou o primeiro vice-presidente, desembargador Antenor Cardoso, em discurso durante a cerimônia.
Público assiste a discurso do desembargador Antenor Cardoso. À Mesa, da esquerda para a direita: promotor Alexandre Bezerra, secretário Igor Ferro, juiz Patrick Gariolli, vereadora Eliane Melo e advogado Giorgio Gonzalez
Diretor do Foro, o juiz Patrick de Melo Gariolli acumulará inicialmente a 1ª e a 2ª Varas. Na ocasião da instalação, o magistrado agradeceu o empenho do Tribunal, das instituições, dos meios de Comunicação e da equipe do Fórum pelas atividades desenvolvidas e enalteceu os ganhos com a ampliação da capacidade de trabalho. “A Administração do TJPE voltou os olhos para Bom Conselho. Fez reformas e ampliou as estruturas para melhor atendermos a população da Comarca e, agora, instala a 2ª Vara. A instalação da nova unidade tem os objetivos de duplicar a nossa força de trabalho e prestar melhor atendimento”, pontuou o juiz Patrick Gariolli, que também elogiou o reforço da Força Policial e a realização e a manutenção das audiências digitais como impactos positivos nos resultados locais.
“Temos conseguido cumprir as metas 1, 4, 6, 8 e 12 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a ampliação da equipe e a instalação da nova Vara, esperamos não só manter nosso ritmo como bater outras metas”, apontou o magistrado titular das Unidades Judiciárias, que atualmente conta com o suporte de 12 servidoras e servidores. Enquanto Vara Única, o acervo processual da comarca de Bom Conselho atingiu a quantidade de 6,5 mil processos em 2022.
Representando o prefeito João Cavalcante na cerimônia, o secretário de Administração de Bom Conselho, Igor Ferro, falou sobre a importância da parceria entre Judiciário, Legislativo e Executivo. “Hoje é um dia especial para quem faz a Administração Pública e para quem mora em Bom Conselho. A instalação da 2ª Vara da Comarca significa celeridade e atendimento à população. O município se dispõe a cooperar com o Judiciário para que a gente possa atender as pessoas da melhor maneira possível”, reforçou o secretário.
Com elogios à equipe de servidoras e servidores e ao juiz Patrick Gariolli, o promotor Alexandre Augusto Bezerra também destacou a atuação conjunta entre as instituições com reflexos na condução dos trabalhos e nos resultados obtidos. “Este momento é extraordinário porque reforça o compromisso institucional do Judiciário com a população pernambucana e com o compromisso de fortalecer a cidadania”, disse o representante do Ministério Público na solenidade.
O presidente da Subseccional Garanhuns da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Giorgio Gonzalez, reconheceu o esforço da Justiça com foco na prestação de atividades jurisdicionais para moradoras e moradores da região. “A comarca de Bom Conselho recebe uma atenção do TJPE com a instalação realizada. A OAB-PE se mostra de parceira da instituição [TJPE], embora com visões distintas de uma mesma finalidade, com disposição ao diálogo para o melhor serviço à população”, afirmou o advogado em fala no evento.
Servidoras e servidores da comarca com o juiz Patrick Gariolli
A solenidade de instalação da 2ª Vara contou com a presença do assessor da Presidência do TJPE, juiz Gleydson Lima; da presidente da Câmara Municipal de Bom Conselho, vereadora Eliane de Melo; dos vereadores José de Almeida e Gilmar de Oliveira; do procurador municipal Diogo Zeferino; do defensor público Danilo Vital de Oliveira; do delegado Alisson Câmara; do presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Bom Conselho, Aluízio da Silva; e do prefeito do município de Terezinha, Matheus Calado.
Atendimento – Recentemente reformado, o Fórum Doutor Orlando Cavalcante de Albuquerque está localizado na Praça Dom Pedro II, 34, no Centro de Bom Conselho. O atendimento regular à população acontece em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. No local, com a instalação da nova unidade, a 1ª Vara tem competência de Tribunal do Júri, enquanto a 2ª é voltada à área Cível, com os demais processos distribuídos entre as duas unidades.
....................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Ari Soarez | K9 Produções