Navegação do site
O Processo Judicial Eletrônico (PJe) começa a implantado nas 34 Varas Cíveis da Capital a partir do dia 2 de junho. O Ato nº 333, de 25 de abril de 2014, também estabelece um cronograma de implantação do sistema nas demais unidades judiciárias até 2017.
Juntas, Varas Cíveis do Recife possuem um acervo de 155 mil e 508 processos, com uma distribuição mensal de aproximadamente, cem ações por unidade. A iniciativa busca modernizar o Judiciário e garantir mais agilidade ao andamento dos processos, beneficiando a população.
Pernambuco aderiu ao PJe em 2009, sendo um dos estados pioneiros na implantação do sistema. Hoje, todos os Juizados Especiais Cíveis já estão funcionando com o Processo Judicial Eletrônico, além das Varas de Executivos Fiscais Municipais da Capital.
Para o presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, o PJe apresenta inúmeras vantagens. "Um exemplo é a facilidade de acesso aos serviços judiciários, além da redução do custo de um processo, aumento da produtividade e agilidade no trâmite processual. Por isso, é imperioso ao gestor público o estímulo à sua implantação e expansão", ressaltou.
O cronograma foi apresentado pelo Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico em Pernambuco. A medida observa a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 185, de 18 de dezembro de 2013, que institui o sistema como obrigatório para todo o Judiciário brasileiro.
................................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE