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Ônibus da Justiça Itinerante realiza atendimentos em Olinda

Foto mostra pessoas de pé e outras sentadas, sendo atendidas. Ao fundo aparece um ônubus na cor branca com o símbolo e o nome Poder Judiciário.

Atendimentos foram disponibilizados no Terminal Integrado de Xambá, em OLinda

Moradores de Olinda receberam, entre os dias 18 e 20 de abril, os serviços prestados pelo Ônibus da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A ação foi realizada no Terminal Integrado de Xambá, bairro de São Benedito, com a prestação de diversos serviços de cidadania de forma gratuita.
 
 
A iniciativa foi coordenada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do município, por meio do Núcleo de Conciliação (Nupemec), e realizada em parceria com a Prefeitura de Olinda.
 
A chefe de Secretaria do Cejusc Olinda, Sarah Gueiros, fala sobre as orientações prestadas à população pela equipe do Nupemec. “A gente trabalha com a Justiça Itinerante com o intuito de falar para os munícipes sobre a importância dos Centros Judiciários de Conciliação. Queremos mostrar que eles, tendo uma demanda, podem construir, por si só, um acordo em conjunto, e podem levar para o Judiciário apenas a homologação desse acordo através de uma sentença feita por um juiz”, explicou.
 
Agregados aos atendimentos do Nupemec, que totalizaram 59 sessões de conciliação, durante os três dias também foram prestados serviços nas áreas social e de saúde. A população teve acesso a assistência jurídica gratuita (60 atendimentos); emissão de cartão para pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com 22 cartões emitidos; aplicação de vacinas (1.142 aplicações), teste de glicemia (144) e avaliação nutricional (77), entre outros. Também emitidos 109 cartões do SUS e realizados 55 serviços de corte de cabelo e barbearia, em parceria com o Senac. Na quinta-feira (19/4), foram disponibilizados 80 atendimentos para exame de mamografia, por meio do Carro da Mama, da Prefeitura de Olinda.
 
Para Maria Sileide da Conceição, de 49 anos, a iniciativa torna o acesso ao exame mais rápido e fácil. “Eu vim ontem e a moça me informou que ia ter mamografia. Como eu já estava há dois anos sem fazer, eu aproveitei. Facilitou demais pra mim porque é difícil chegar no posto de saúde e ainda ter que pegar uma ficha pra se consultar com médico, e ele ainda passar um encaminhamento. Da última vez que eu fiz passou dois anos pra conseguir marcar a mamografia. E agora vou fazer na hora”, afirmou.
 
Passageiro frequente no Terminal Integrado de Xambá, Jadir França, de 60 anos, aproveitou a passagem pelo local para conferir a saúde. “Aproveitei que estou por aqui pra fazer um teste de glicose e medir a pressão. Só não vou me vacinar porque deixei o cartão em casa. Mas estou aproveitando pra botar a saúde em dia”, declarou.
 
 
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Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE